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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Paiva, Maria de Lourdes Leite | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T16:27:12Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T16:27:12Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, M. L. L. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5532 | - |
dc.description | PAIVA, Maria de Lourdes Leite. Acessibilidade comunicacional em matemática para alunos com deficiência visual no ensino fundamental I. 2022. 223f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo geral construir uma cartilha educacional com orientações para formação continuada de professores videntes na Acessibilidade Comunicacional em matemática para alunos com Deficiência Visual(cegueira/baixa visão) no ensino fundamental I, tendo como objetivos específicos: Analisar a Acessibilidade Comunicacional sobre o ensino da matemática quanto aos pressupostos da inclusão numa Instituição de Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com DV na cidade de Fortaleza; Complementar a flexibilização curricular, pelas experiências adquiridas com o trabalho voluntário em duas Instituições especializadas, uma filantrópica e outra da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Assim, a construção dessa Tecnologia Assistiva, para o ensino da matemática, do modo na adequação dos recursos pedagógicos relacionados ao currículo para o ensino da matemática, de forma específica para as necessidade e possibilidades do estudante com DV. Do ponto de vista dos objetivos, a metodologia é do tipo exploratória, com abordagem de caráter de pesquisa-ação, onde os pesquisadores desempenham um papel ativo no equacionamento dos problemas encontrados, no acompanhamento e na avaliação das ações desencadeadas em função dos problemas e visa-se tecer um estudo profundo dos fenômenos educativos e de transformações de práticas, além de gerar um estreitamento de relações entre pesquisados e pesquisador a partir da investigação, organização e análise dos dados, elaboração, validação e avaliação dos instrumentos e técnicas de pesquisa empregados. O referencial teórico baseia-se em procedimentos técnicos bibliográficos, elaborado a partir de material já publicado, constituído através da análise documental. A análise documental dar-se-á sobre os documentos-síntese como marcos da Legislação Inclusiva no Brasil, produzidos com a institucionalização da Educação Especial, Política Nacional de Educação Especial (PNEE), a Declaração de Salamanca e Linhas de Ação (DSLA), pela Conferência Mundial de Educação para Todos, realizada em Jomtien, em 1990, e pela Conferência Mundial em Educação Especial, organizadas pelo governo da Espanha e Unesco, em 1994, e Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008. Na ótica, do paradigma da inclusão de alunos com DV. E contará com a contribuição de teóricos como: BNCC (2017); Brasil (1961), (1971), (1996), (1997), (2007), (2008); Bruno (1997); Candau (2011); Felippe & Felippe (1997); Goffman (1980); Jannuzzi (2004); Mantoan (2002), (2006); Polit; Beck; Hungler, (2004); Sacristán (2000); Sassaki (2005), (2009); Thiollent (1986), entre outros autores igualmente importantes para fundamentar essa pesquisa. A coleta de dados será por meio dos registros escritos e fotografados das ações de caráter prático dentro de uma atividade coletiva que propõe a construção de uma cartilha no contexto intercultural da Deficiência Visual para Acessibilidade Comunicacional no ensino da matemática. Logo, no contexto organizacional, a ação considerada visa frequentemente resolver problemas de ordem aparentemente mais técnica, introduzir uma nova tecnologia à circulação da informação dentro do sistema educacional, no qual apresenta de fato, problemas dessa natureza, de uma série de condicionantes sociais evidenciados no ensino das Pessoas com Deficiência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade Comunicacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Alunos com Deficiência Visual | pt_BR |
dc.subject | Paradigma da Inclusão Atual | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade comunicacional em matemática para alunos com deficiência visual no ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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