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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/553
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Conda, Júlio Maza | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T17:44:26Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T17:44:26Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CONDA, J. M. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/553 | - |
dc.description.abstract | Mesmo a química exercendo um papel bastante importante na vida do ser humano, o ensino desta ciência vem sendo um problema a ser enfrentado no Ensino Médio. Onde os estudantes demonstram dificuldades em aprender química em diversos níveis de ensino. Por não entenderem o significado e/ou a correlação dos que estudam com o seu cotidiano os alunos mostram desinteresse durante as aulas. Neste contexto, os modelos moleculares surgem como uma importante ferramenta, por auxiliarem na motivação da busca pelo conhecimento. A presente pesquisa teve por finalidade retratar a elaboração dos modelos físicos moleculares, com materiais de baixo custo para o Ensino Médio. Objetivou-se na construção de modelos simples de serem confeccionados e de fácil manuseio A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual do Ensino Médio Padre Saraiva Leão, em Redenção-CE. Foram utilizados materiais de fácil acesso e de baixo custo na confecção destes modelos, em que, bolas de isopor e palitos de dentes foram os principais materiais utilizados na construção. Também foram utilizados na pesquisa, tampas de desodorantes e papelões de baixa flexibilidade, os quais serviram como suportes para a confecção dos ângulos de ligação. Além disso, foram desenvolvidas oficinas com os alunos, sempre com auxílio do professor. Após a confecção dos modelos e aplicação dos questionários, notou-se que houve motivação por parte dos estudantes em gostar de estudar química, ressaltando que as aulas práticas têm um papel bastante preponderante para entender melhor a química. Estes resultados mostram que as aulas práticas podem contribuir para a motivação no ensino-aprendizagem de química. Estes resultados mostram que as aulas práticas podem contribuir para a motivação no ensino-aprendizagem de química. Na escola citada, os alunos têm poucas, ou nenhuma aula prática, sendo que, a maioria dos alunos concorda que, se as tivessem, compreenderiam melhor as aulas de químicas. A pesquisa permitiu a visualização tridimensional das moléculas, considerando as diferentes ligações químicas; simples, duplas e triplas, com os seus respectivos ângulos de ligação. O estudo permitiu constatar que estes modelos construídos com as bolas de isopor e palitos de dentes são de fácil elaboração, podendo ser produzido pelo próprio professor a partir de suas próprias experiências e conhecimento químico utilizando materiais de baixo custo. Estes podem auxiliá-lo no desenvolvimento de suas aulas e contribuir para uma aprendizagem significativa. Foi possível perceber o quão necessário é a utilização destes modelos no ensino da química no Ensino Médio. Uma vez que a utilização dos mesmos, ajuda na compreensão e motivação dos conteúdos abordados, o que foi constatado pelas respostas dos discentes. | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject | Modelos físicos moleculares | pt_BR |
dc.subject | Ligações químicas | pt_BR |
dc.subject | Redenção - CE | - |
dc.title | Construção de modelos físicos moleculares com materiais de baixo custo | pt_BR |
dc.title.alternative | uma proposta para o ensino de Química no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Júlio Maza Conda com ficha.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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