Please use this identifier to cite or link to this item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Luana Mateus de | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T18:05:39Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T18:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, L. M. de (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/556 | - |
dc.description.abstract | Pode-se considerar etnobotânica como o estudo das relações entre o homem e as plantas, e as implicações de suas utilizações. O avanço dos conhecimentos científicos nos últimos tempos acarretou a desvalorização dos saberes populares da etnobotânica, ocasionando perdas de saberes e “empobrecimento cultural” dos povos tradicionais. No ambiente escolar a falta de interligação entre os conhecimentos tradicionais e os científicos impossibilita os discentes de estabelecerem relações entre o aprendido em sala e o vivenciado em seu contexto social. Embasados nisto, o presente estudo objetivou compreender como os saberes tradicionais da etnobotânica podem contribuir para o ensino-aprendizagem de ciências. O estudo foi desenvolvido em duas escolas públicas de ensino fundamental II do Ceará. E se caracterizou como uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados no início do primeiro semestre de 2016, através da aplicação de um questionário para 50 discentes do 7º ano das duas escolas. Após a interpretação dos dados realizou-se uma oficina nas duas escolas, a realização da oficina permitiu a troca de conhecimento e experiências entre os discentes. O estudo revelou ainda que os estudantes possuem um amplo nível de informações acerca das plantas medicinais, porém dentro do ambiente escolar esse conhecimento não é disseminado, muito menos levado em consideração pelos professores, necessitando assim que o docente adquira um novo olhar para estes conhecimentos e seja capaz de incorporar novas metodologias e assim permitir uma aprendizagem diferenciada. | pt_BR |
dc.subject | Etnobotânica | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Maciço de Baturité - CE | pt_BR |
dc.title | Saberes populares e o ensino de ciências biológicas | pt_BR |
dc.title.alternative | um estudo em duas escolas no Maciço de Baturité | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Luana Mateus de Sousa.pdf | 846,19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.