Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5631
Título: Ambiente escolar: os surdos e suas sensibilidades no ramo social inclusivo e o olhar através da educação
Autor(es): Oliveira, Vanessa Silva
Palavras-chave: Deficiência auditiva
Surdez
Inclusão
Data do documento: 7-Jun-2018
Citação: OLIVEIRA, V. S. (2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar como se dá a inclusão e interação no processo de escolarização do aluno surdo na sala de aula com professores e ouvintes. Além disso, buscou-se identificar se há comunicação e participação da família na escola e nesse processo de alfabetização, partindo do pressuposto de que a participação da família no processo de inclusão é primordial. Quanto à abordagem metodológica, o presente trabalho se constitui de uma pesquisa do tipo descritiva na qual foram investigados aspectos subjetivos para entendermos através da sensibilidade do professor, a realidade escolar e social surda. Foram consultadas diversas referências bibliográficas usadas para a sustentação de conceitos e afirmações ao decorrer desta pesquisa. Com relação aos instrumentos, optou-se pela aplicação de um questionário simples composto por 12 questões abertas, aplicado a um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Redenção-CE com o intuito de levantar informações claras de como se dá esse processo de escolarização surda e vivência em sala de aula do ensino regular. Conclui-se que, mesmo tendo seus direitos assegurados, os deficientes auditivos e surdos enfrentam preconceitos e continuam às margens da inclusão por causa de uma sociedade excludente. Dentre outras razões, a falta de acompanhamento adequado por parte de profissionais qualificados e de investimentos para repensar e criar métodos capazes de promover uma aprendizagem igualitária ainda constituem-se grandes desafios que devem superados o quanto antes.
Descrição: OLIVEIRA, Vanessa Silva. Ambiente escolar: os surdos e suas sensibilidades no ramo social inclusivo e o olhar através da educação. 2018. 14f. TCC (Graduação) - curso de Humanidades, Instituto de Humanidade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5631
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Silva Oliveira.pdf2018_art_voliveira.pdf279,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.