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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5659
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Ana Cássia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-27T16:06:47Z | - |
dc.date.available | 2024-08-27T16:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-31 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, A. C. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5659 | - |
dc.description | CUNHA, Ana Cássia Alves. Ser mulher, mãe e universitária: os desafios enfrentados pelas estudantes mães brasileiras e dos PALOP que estudam na Unilab-Ceará. 2024. 131f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo compreender, a partir dos estudos interdisciplinares, os desafios enfrentados pelas estudantes mães brasileiras e dos PALOP da UNILAB (Ceará) durante os seus percursos acadêmicos. Para isso, realizamos uma discussão teórica sobre as questões acerca de influência do patriarcado (Leacock, 2019; Saffiot, 2009); da construção histórico-social da maternidade (Somé, 2007; Moura, Araújo, 2004; Azevedo, 2004), gênero (Hooks, 2020; Oyěwùmí, 2000; Scott, 1995) raça, classe (Carneiro, 2011; Crenshaw, 2002) e políticas públicas estudantis (Urpia & Sampaio, 2011). Como metodologia, partimos de uma pesquisa-ação, unido a um estudo documental, que utilizou dentre as técnicas de coleta de dados: formulário eletrônico, observação, roda de conversa, promoção de palestras e acolhimento das estudantes. A pesquisa demonstrou que: a) o perfil das estudantes-mães corresponde em sua maioria de, mulheres negras, com faixa etária de 20 a 41 anos, maioria solteiras, com pelo menos um/a filho/a e são a principal responsável pelos cuidados da criança, migrantes, que tem como principal fonte de renda o Auxílio Moradia; b) a experiência materna na UNILAB está baseada em violências, seja nas relações de assédio ou no impedimento das estudantes acessarem o Restaurante Universitário, correspondendo a insegurança alimentar, e, por isso, c) é necessário que a gestão da universidade aprimore ou desenvolva uma metodologia que possa quantificar e conhecer o público materno-estudantil da universidade para poder promover ações de acolhimento. Por se tratar de uma pesquisa-ação, foi realizada a criação de um documento intitulado “Política de Acolhimento das Discentes Mães na UNILAB”. Considerando as demandas das estudantes mães desta Universidade e de forma espontânea, o grupo organizou-se e tornou-se um coletivo de mães universitárias. Diante do percurso da pesquisa e das conquistas alcançadas, acreditamos que a efetivação de políticas públicas de assistência estudantil balizadas pelo referido documento contribuirá para superar as desigualdades de acesso e permanência das estudantes mães da UNILAB. | pt_BR |
dc.subject | Maternidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Estudos interdisciplinares | pt_BR |
dc.subject | Políticas Educacionais. | pt_BR |
dc.subject | UNILAB | pt_BR |
dc.title | Ser mulher, mãe e universitária: os desafios enfrentados pelas estudantes mães brasileiras e dos PALOP que estudam na Unilab-Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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