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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5668
Título: | Construção e avaliação das evidências de validade de curso on-line sobre reanimação cardiopulmonar do recém-nascido |
Autor(es): | Braga, Hévila Ferreira Gomes Medeiros |
Palavras-chave: | Educação a distância Tecnologia educacional Reanimação cardiopulmonar Recém-nascido Enfermagem |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Citação: | BRAGA, H. F. G. M. (2024) |
Resumo: | É evidente o impacto que a reanimação cardiopulmonar realizada por profissionais de saúde capacitados pode ter na mortalidade infantil, uma vez que este cuidado sendo prestado de forma rápida e efetiva evita óbitos neonatais. Neste contexto, para o bom desempenho da reanimação são necessários, além da rapidez e eficiência no atendimento, conhecimento técnico científico e habilidade técnica por parte dos profissionais que realizam as ações. Assim, a utilização de recursos digitais pode contribuir significativamente para a aprendizagem na educação profissional. O objetivo geral deste estudo foi construir e validar um curso on-line para aperfeiçoamento de profissionais de enfermagem sobre reanimação cardiopulmonar do recém- nascido. Tratou-se de uma pesquisa metodológica, aplicado, de produção tecnológica, desenvolvida de acordo com as etapas de construção de material educativo digital, a qual constou: análise e planejamento, modelagem, implementação, avaliação e manutenção e distribuição. Para a análise estatística, os dados foram analisados pelo Program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 29.0.2.0, sendo os resultados apresentados em tabelas. Utilizou-se o Coeficiente de Validade de Conteúdo para avaliação dos itens, cuja confiabilidade foi verificada pelo teste binomial, considerando percentual de 80% e p-valor >0,05. O curso on-line construído apresenta sete módulos, a saber: diálogos iniciais com a avaliação diagnóstica; cinco unidades de aprendizagem sobre conceitos iniciais para identificar a parada cardiorrespiratória na neonatologia, equipe de alto desempenho, cuidados para a ventilação do recém-nascido massagem cardíaca e medicações, cuidados pós-reanimação com estratégia de avaliação formativa; e diálogos finais com a avaliação somativa. Após finalização da construção do curso, iniciou-se a fase de validação realizada com nove juízes, sendo cinco da área da saúde e quatro da área de EaD/AVA/Moodle. Em relação à validação de conteúdo com os juízes da área da saúde o escore do CVC total foi de 0,98, enquanto a validação da aparência com os juízes da área de EaD/AVA/Moodle o escore do CVC total foi de 0,99. Todos os itens foram considerados adequados e obtiveram concordância válida entre os juízes, o que permite concluir que o material foi validado quanto aos objetivos, à estrutura e apresentação, à relevância, ao ambiente do curso, à funcionalidade, à usabilidade e à eficiência. Portanto, é válido destacar a importância do curso on-line intitulado Reanimação Cardiopulmonar do Recém-nascido para o aprimoramento dos profissionais de enfermagem, por se configurar como tecnologia dinâmica e flexível, visto que é uma estratégia educacional interativa para promover o conhecimento e estimular o aprendizado ativo e motivador. |
Descrição: | BRAGA, Hévila Ferreira Gomes Medeiros. Construção e avaliação das evidências de validade de curso on-line sobre reanimação cardiopulmonar do recém-nascido. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5668 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF |
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