Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vicente, Domingos António Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-30T12:20:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-30T12:20:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-24 | - |
dc.identifier.citation | VICENTE, D. A. F. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5680 | - |
dc.description | VICENTE, Domingos António Fernandes. Uma proposta didática de ensino de física moderna experimental usando o funcionamento de um sensor de presença e de um relé fotoelétrico.2023. Monografia - Curso de Física, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os experimentos de baixo custo representam uma alternativa à ausência de laboratórios equipados nas escolas da educação básica por serem materiais de fácil obtenção e disponíveis no seu cotidiano podem contribuir na fabricação de experimentos. A Física Moderna é pouco abordada no ensino médio, e os meios tecnológicos funcionam, muito pelos avanços na ciência, e podem contribuir como ferramentas de ensino. e, por exemplo, um dos assuntos da FM é o efeito fotoelétrico, que está presente nas torneiras e portas automáticas dos shoppingse é responsável pelo acionamento automático dos postes de iluminação pública. Este trabalho teve por objetivo contribuir no conhecimento dos alunos das turmas A, B e C do curso de informática e desenvolvimento de sistemas da escola E.E.E.P Adolfo Ferreira De Sousa sobre o Efeito Fotoelétrico (EF) e suas aplicações usando um aparato experimental com o sensor depresença e um sensor de luminosidade. Para isso foram criados dois experimentos de baixos custos ligados aos fenômenos supracitados, o primeiro experimento, estava relacionado ao postede iluminação pública e o segundo experimento foi o sensor de presença. Para verificar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos foram criados dois formulários eletrônicos (Google Forms), o primeiro foi de caráter prévio e segundo foi aplicado após a apresentação do conteúdo e dos experimentos. Além dos formulários aplicados aos alunos, também foi criado e aplicado um formulário para o professor da escola participante para constatar a importância do ensino da Física por meio da experimentação. Os resultados mostraram que o ensino através da experimentação foi satisfatório e que a explicação do efeito fotoelétrico ficou mais clara, assim como a explicação do funcionamento do sensor de presença como as suas aplicações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Experimentos de Física | pt_BR |
dc.subject | Efeito Fotoelétrico | pt_BR |
dc.subject | Sensor de Presença | pt_BR |
dc.title | Uma proposta didática de ensino de física moderna experimental usando o funcionamento de um sensor de presença e de um relé fotoelétrico | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Física Licenciatura plena |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOMINGOS ANTÓNIO FERNANDES VICENTE.pdf | 2023_mono_dvicente.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.