Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Milena Maria Gomes-
dc.date.accessioned2024-08-30T14:44:10Z-
dc.date.available2024-08-30T14:44:10Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.citationARAÚJO, M. M. G. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5684-
dc.descriptionARAÚJO, Milena Maria Gomes. Contribuições do curso de pedagogia da Unilab com a atuação do/a pedagogo/a em espaços de educação não formal: experiencias no Memorial Leprosaria Canafístula. 2021. 19f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo expõe um estudo científico sobre as contribuições do Curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) para a formação do/a pedagogo/a para atuar em espaços não formais de educação, tendo como foco experiências vivenciadas no Memorial Leprosaria Canafístula. O curso de Pedagogia da UNILAB forma sujeitos capazes de atuar em diversas áreas da educação, tanto como produtores/as e disseminadores/as de conhecimento, por meio da docência, como gestores/as de processos educativos e agentes sociais em espaços escolares e não escolares. Enquanto estudante de pedagogia e mediadora do Memorial Leprosaria Canafístula, diversas inquietações surgiram sobre o fazer pedagógico dentro de uma instituição de saúde que tem propostas educativas, mas afinal, qual é o papel do/a pedagogo/a nesse espaço? Quais as atribuições do/a pedagogo/a nas instituições culturais? Como desenvolver ações educativas nesses lugares? Quais as possibilidades de atuação pedagógica fora do ambiente escolar? Para tanto, utilizaremos como metodologias, a pesquisa bibliográfica, com os estudos de Brandão (2002), Libâneo (2013), Gohn (2011) e Marandino (2017) que abordam sobre a educação não escolar. A partir do estudo em questão, é possível afirmar que o/a pedagogo/a também pode ser capacitado para gerir processos educativos, processos estes que estão presentes nos espaços formais e não formais de educação, um campo de atuação abrangente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectAtuação Pedagógicapt_BR
dc.titleContribuições do curso de pedagogia da Unilab com a atuação do/a pedagogo/a em espaços de educação não formal: experiencias no Memorial Leprosaria Canafístulapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MILENA MARIA GOMES ARAÚJO .pdf2021_art_maraújo.pdf649,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.