Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5685
Título: Sistemas agroflorestais no microterritório II do Maciço de Baturité: diagnóstico e caracterização
Autor(es): Costa, Cilmara Talyne de Araújo
Palavras-chave: Sustentabilidade
Agricultura familiar
Agrobiodiversidade
Data do documento: 18-Dez-2023
Citação: COSTA, C. T. A. (2023)
Resumo: A agricultura convencional tem trazido graves consequências aos ecossistemas, diante a estas problemáticas os sistemas agroflorestais (SAFs) se apresentam como solução à superação de tais desafios. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico e caraterização de SAFs em sistemas de produção da agricultura familiar nos munícipios de Acarape, Baturité, Capistrano e Redenção na região do Maciço de Baturité. Para tanto, entrevistas foram realizadas por meio de um roteiro semiestruturado, com perguntas objetivas e subjetivas aos agricultores(as) familiares. Os dados coletados foram trabalhados em gráficos e tabelas, levando em consideração aspectos socioeconômicos e questões socioculturais com ênfase na sustentabilidade. Os agricultores participantes das entrevistas foram pré-identificados com o auxílio de instituição de assistência técnica a agricultores dos municípios de Acarape e Redenção, Secretaria de Agricultura e Pecuária e Pesca do município de Capistrano; e em grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab que atua no município de Baturité. No total, foram identificados 14 sistemas agroflorestais distribuídos nos municípios. Destes, há predomínio de áreas entre 1 e 2 hectares, em sua maioria geridos por agricultores do sexo masculino. Entre os cultivos identificados se destacam as frutíferas, culturas anuais, hortaliças e espécies arbóreas, havendo a integração com a criação de pequenos animais a exemplo de aves. Os SAFs avaliados convergem para os grupos de caracterização denominados de quintais agroflorestais, SAFs silviagrícolas e SAFs biodiversos. Observou-se expressiva importância dos SAFs nas unidades familiares em função da diversidade de produtos e da produção descentralizada ao longo do ano. Os sistemas agrícolas avaliados denotam uso da terra com fortes influências socioculturais, geração de benefícios ambientais como a preservação da biodiversidade, fortalecimentos das relações familiares e comunitárias, além da promoção da segurança e soberania alimentar das famílias.
Descrição: COSTA, Cilmara Talyne de Araújo. Sistemas agroflorestais no microterritório II do Maciço de Baturité: diagnóstico e caracterização. 2023. 93f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5685
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cilmara _ Versão corrigida pela banca-1.pdf2023_ctdeacosta.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.