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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAraújo, Ana Isabel de Souza Lemos-
dc.date.accessioned2024-08-30T18:19:23Z-
dc.date.available2024-08-30T18:19:23Z-
dc.date.issued2024-02-07-
dc.identifier.citationARAÚJO, A. I. S. L. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5692-
dc.descriptionARAÚJO, Ana Isabel de Souza Lemos. As contradições da implementação da Base Nacional Comum Curricular na pré-escola de uma instituição pública municipal de Fortaleza. 2024. 151 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractContextualizamos historicamente as concepções de infância e a constituição da Educação Infantil como etapa da Educação Básica e seus fundamentos legais. Trazemos a construção da Base Nacional Comum Curricular, os documentos que a previam e como se deu seu desenvolvimento, quem são seus responsáveis, a participação da iniciativa privada e o que pretende essa Base para a educação e, de forma mais aprofundada, para a Educação Infantil, que é o foco deste trabalho. A partir desse contexto, a presente dissertação visa a analisar os impactos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na pré-escola em uma escola municipal de Fortaleza, assim como as mudanças curriculares que ocorreram na rotina educacional das crianças e dos docentes que atuam nesse segmento de ensino. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, a fim de tecer uma cronologia acerca da legislação e dos fatos que envolvem a consolidação da pré-escola no Brasil. Foi realizada uma pesquisa empírica em uma escola pública do município de Fortaleza, na qual foram utilizados os seguintes recursos metodológicos: questionários, entrevistas e Oficinas Pedagógicas Dialógicas, com vistas à criação de um produto educacional em forma de e-book. Ao final da pesquisa concluímos que, dentre outras coisas, a BNCC não apresenta soluções contundentes que amenizem as desigualdades educacionais que existem em nosso país, mesmo sendo um documento curricular oficial, ainda deixa lacunas que precisam ser repensadas, além de trazerem mudanças na rotina da sala de aula que não são consideradas positivas, como por exemplo, a limitação da autonomia docente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleAs contradições da implementação da Base Nacional Comum Curricular na pré-escola de uma instituição pública municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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