Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5693
Título: Controle externo no setor público: análise do instituto nacional de segurança social da Guiné-Bissau (2016-2017)
Autor(es): Baré, Camponi Tignate
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Controle externo
Setor Publico
Instituto nacional de segurança social
Data do documento: 18-Jun-2024
Citação: BARÉ, C. T. (2024)
Resumo: Analisar o controle externo no Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau foi um sonho para mim desde quando eu era estudante do curso de Direito na Universidade Jean Piaget de Bissau. Assim, o foco desta pesquisa foi especificamente analisar a instituição que tem o controle externo da Guiné-Bissau, tendo o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) como o nosso foco principal da nossa análise entre os anos 2016 a 2017. Essas datas foram escolhidas tendo em conta o relatório produzido nesses anos e houve muitas dificuldades durante a produção do mesmo, por parte do instituto, no que diz respeito a informações e a organização do processamento e pagamento das pensões. Neste sentido, pode-se considerar que existe uma relação saudável entre o tribunal de contas e o INSS? Caso sim, como tem sido essa relação? Não obstante, da fraqueza facilmente compreendida na fiscalização dos bens públicos, porém, o tribunal de contas é o órgão responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes. O nosso objetivo principal foi compreender os principais desafios de controle externo em relação ao Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau, para isso, trabalharmos com a metodologia qualitativa, pois nos facilitou na análise e obtenção dos resultados, sendo assim apropriaremos a pesquisa bibliográfica com análise de textos, artigos, relatórios e imagens que tratam do assunto da nossa pesquisa para compreender a dinâmica interna do INSS e os principais obstáculos enfrentados pelo controle externo.
Descrição: BARÉ, Camponi Tignate. Controle externo no setor público: análise do instituto nacional de segurança social da Guiné-Bissau (2016-2017). 2024, f42. Monografia - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5693
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMPONI TIGNATE BARÉ.pdf2024_mono_cbaré.pdf776,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.