Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/570
Título: Empoderamento Feminino no processo de pré-parto, parto e pós-parto após a instituição do programa de humanização no pre natal e nascimento
Autor(es): Magalhães, Cindy Enia Pimenta
Palavras-chave: Humanização da assistência
Parto
Enfermagem obstétrica
Pacoti - CE
Data do documento: 2016
Citação: MAGALHÃES, C. E. P. (2016)
Resumo: Objetivou-se analisar os efeitos do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento no processo de pré-parto, parto e pós-parto. Trata-se de estudo longitudinal do tipo retrospectivo realizado durante os meses de setembro a novembro de 2016, no município de Pacoti, Ceará, em dois bairros do Centro da cidade. Participou do estudo quatorze mulheres, sendo que sete (primeiro grupo) pariram pela primeira vez antes do ano de 2002 e as outras sete (segundo grupo) pariram pela primeira vez após o ano de 2012. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Com ênfase maior no segundo grupo, a violência obstétrica começou a ser identificadas imediatamente na fase do pré-parto, com acrescente no parto e pós- parto. Conclui-se que, paradoxalmente, após o advento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, práticas de violência obstétrica tem se tornado mais frequentes, sugerindo a sensibilização e capacitação de profissionais de saúde para o parto humanizado.
Descrição: MAGALHÃES, Cindy Enia Pimenta. Empoderamento feminino no processo de pré-parto, parto e pós-parto após a instituição do programa de humanização no pré-natal e nascimento. 2016. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/570
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CINDY ENIA PIMENTA MAGALHÃES TCC Artigo.pdf331,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.