Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/570
Title: Empoderamento Feminino no processo de pré-parto, parto e pós-parto após a instituição do programa de humanização no pre natal e nascimento
Authors: Magalhães, Cindy Enia Pimenta
Keywords: Humanização da assistência
Parto
Enfermagem obstétrica
Pacoti - CE
Issue Date: 2016
Citation: MAGALHÃES, C. E. P. (2016)
Abstract: Objetivou-se analisar os efeitos do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento no processo de pré-parto, parto e pós-parto. Trata-se de estudo longitudinal do tipo retrospectivo realizado durante os meses de setembro a novembro de 2016, no município de Pacoti, Ceará, em dois bairros do Centro da cidade. Participou do estudo quatorze mulheres, sendo que sete (primeiro grupo) pariram pela primeira vez antes do ano de 2002 e as outras sete (segundo grupo) pariram pela primeira vez após o ano de 2012. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à técnica de análise de conteúdo. Com ênfase maior no segundo grupo, a violência obstétrica começou a ser identificadas imediatamente na fase do pré-parto, com acrescente no parto e pós- parto. Conclui-se que, paradoxalmente, após o advento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento, práticas de violência obstétrica tem se tornado mais frequentes, sugerindo a sensibilização e capacitação de profissionais de saúde para o parto humanizado.
Description: MAGALHÃES, Cindy Enia Pimenta. Empoderamento feminino no processo de pré-parto, parto e pós-parto após a instituição do programa de humanização no pré-natal e nascimento. 2016. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/570
Appears in Collections:Artigo - Enfermagem

Files in This Item:
File SizeFormat 
CINDY ENIA PIMENTA MAGALHÃES TCC Artigo.pdf331,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.