Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5704
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elaine Barbosa-
dc.date.accessioned2024-09-02T12:30:57Z-
dc.date.available2024-09-02T12:30:57Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, E. B. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5704-
dc.descriptionSILVA, E. B. Educação Inclusiva: desafios e aprendizagens no ensino fundamental I em uma escola (CE). 2023 28f. Projeto de Pesquisa, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiências/transtornos, visando compreender o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A pesquisa será realizada na Escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, fundamental I do ensino regular, no município de Redenção-Ceará, tendo como objetivo principal identificar quais principais barreiras enfrentam os/as estudantes que possuem deficiências/ transtornos no ambiente escolar. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico de Carlos Antônio Gil (2002), Mantoan (2006), Paulo Freire (2002), Rosita Edler Carvalho (2005), Tatiana Gerhard (2009), Vygotsky(2011), análise de documentos e dispositivos jurídicos Declaração de Salamanca, Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional da Educação Básica, A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Foi realizado um estudo exploratório de campo, através de questionário aplicado junto a professores e gestão escolar, no intuito de verificar como ocorre, na prática, a inclusão na sala de aula, bem como se dá a participação da família no tocante ao processo de ensino e aprendizado desses alunos. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso pretende trazer uma reflexão sobre a educação de qualidade como um direito de todos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleEducação Inclusiva: desafios e aprendizagens no ensino fundamental I em uma escola (CE).pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELAINE BARBOSA SILVA.pdf2023_proj_esilva.pdf375,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.