Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5704
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Elaine Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T12:30:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T12:30:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E. B. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5704 | - |
dc.description | SILVA, E. B. Educação Inclusiva: desafios e aprendizagens no ensino fundamental I em uma escola (CE). 2023 28f. Projeto de Pesquisa, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto tem como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de crianças com deficiências/transtornos, visando compreender o processo de ensino e aprendizagem desses alunos. A pesquisa será realizada na Escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, fundamental I do ensino regular, no município de Redenção-Ceará, tendo como objetivo principal identificar quais principais barreiras enfrentam os/as estudantes que possuem deficiências/ transtornos no ambiente escolar. A metodologia utilizada baseia-se em levantamento bibliográfico de Carlos Antônio Gil (2002), Mantoan (2006), Paulo Freire (2002), Rosita Edler Carvalho (2005), Tatiana Gerhard (2009), Vygotsky(2011), análise de documentos e dispositivos jurídicos Declaração de Salamanca, Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional da Educação Básica, A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Foi realizado um estudo exploratório de campo, através de questionário aplicado junto a professores e gestão escolar, no intuito de verificar como ocorre, na prática, a inclusão na sala de aula, bem como se dá a participação da família no tocante ao processo de ensino e aprendizado desses alunos. Dessa forma, este trabalho de conclusão de curso pretende trazer uma reflexão sobre a educação de qualidade como um direito de todos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | Educação Inclusiva: desafios e aprendizagens no ensino fundamental I em uma escola (CE). | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELAINE BARBOSA SILVA.pdf | 2023_proj_esilva.pdf | 375,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.