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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Daniel Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T14:16:41Z | - |
dc.date.available | 2024-09-02T14:16:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, D. F. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5711 | - |
dc.description | SILVA, Daniel Freitas. Análise da implantação da Lei 10.639/2003 na Escola Municipal do Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo em Acarape - Ceará. 2016, 101f. Monografia - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como propósito refletir sobre a implementação da lei 10.639/2003, que tematiza a história e cultura africana e afro-brasileira no espaço escolar, considerando-se que sua implantação traz em questão as relações étnico-raciais e a percepção do Brasil multicultural, no qual o contexto histórico em que o negro é inserido no Brasil desde o período de escravização até as articulações atuais é de suma importância para a nossa reflexão, compreendendo as resistências negras e as conquistas adquiridas por essa comunidade ao longo do percurso histórico até a atualidade. Nesse sentido, iremos percorrer os contextos históricos da escravização até a abolição expressos por Costa (2008), Alves (2007) e Bertulio (1989), o período dos discursos que evidenciaram uma sociedade racista, como o discurso da democracia racial expressos por Antônio Guimarães (2002), exprimindo o racismo e as discriminações enfrentadas pela população negra apontadas por Kabengele Munanga (2006) Nilma Lino Gomes (2010) e Lília Moritz Schwarcz (1993), até as resistências por parte dos negros e a articulação dos movimentos negros contra as desigualdades raciais e sociais, bem como as conquistas com as ações afirmativas, o dia da consciência negra, as cotas raciais até a articulação dentro do sistema educacional com a lei 10.639/2003. A pesquisa se destinará a 91 discentes e a 10 docentes da Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo, na cidade de Acarape-Ce. Portanto a valorização cultural africana e afro-brasileira está em uma ampla articulação estratégica por parte dos movimentos negros inseridos no Brasil, ao que este trabalho pretende explorar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Movimentos negros | pt_BR |
dc.subject | Valorização africana | pt_BR |
dc.subject | afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | Análise da implantação da Lei 10.639/2003 na Escola Municipal do Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo em Acarape - Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Bacharelado em Humanidades - Ceará |
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