Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Milena da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T19:38:45Z | - |
dc.date.available | 2024-09-03T19:38:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. M. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5730 | - |
dc.description | SILVA, Ana Milena da Costa. Etogramas como instrumentos didáticos para o ensino de zoologia a partir de vídeos disponíveis virtualmente: O caso da onça-pintada (Panthera onca). 2024, 33f. Monografia - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | No ensino de zoologia o uso de vídeos proporciona acesso visual a uma ampla variedade de espécies e ambientes, além de permitir que os alunos observem o comportamento e as características de animais de maneira mais próxima e detalhada. O etograma é um inventário ou uma lista de unidades comportamentais de uma determinada espécie, acompanhado das respectivas descrições. Nesse sentido, o uso de etogramas através de vídeos amplamente disponíveis na internet, no ensino de zoologia, pode proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interativa e significativa, permitindo aos alunos observar, descrever e interpretar os comportamentos animais, contribuindo também para a compreensão de conceitos científicos. A onça-pintada (Panthera onca), é o maior felino do hemisfério ocidental e o terceiro maior felino do mundo. Sendo assim, sabendo das impossibilidades de observar os comportamentos da onça-pintada de forma presencial, torna-se necessário buscar ferramentas para proporcionar uma visão mais realista e dinâmica do seu comportamento em seu ambiente natural, permitindo aos alunos uma experiência próxima da observação real. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática direcionada a professores de biologia do ensino médio, orientando no processo de elaboração de etogramas através de vídeos disponíveis virtualmente. Posto isto, será apresentada a organização e análise de vídeos amadores relacionados a comportamentos da onça-pintada, tendo como foco a familiarização dos alunos com a temática comportamento animal em seu ambiente escolar. A proposta está dividida em etapas e a duração estimada para o seu desenvolvimento é de quatro horas-aula. Para a construção da atividade didática, foram selecionados 21 vídeos disponíveis virtualmente. Os links para acesso aos vídeos foram organizados em uma tabela, e foram incorporados à atividade para a construção dos etogramas pelos estudantes. A apresentação da proposta de atividade demonstra ser uma abordagem oportuna para promover a compreensão do comportamento animal e o desenvolvimento de habilidades científicas nos alunos. Em conclusão, espera-se oferecer aos professores um material a ser implementado, para que os alunos desenvolvam uma compreensão mais profunda do comportamento animal e sua importância nos ecossistemas naturais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Zoologia | pt_BR |
dc.subject | Etograma | pt_BR |
dc.subject | Onça-Pintada | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Etogramas como instrumentos didáticos para o ensino de zoologia a partir de vídeos disponíveis virtualmente: O caso da onça-pintada (Panthera onca) | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ana Milena da Costa Silva.pdf | 2024_mono_anasilva.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.