Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5739
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Joel Isidoro Lopes Rodrigues Centeio | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T17:44:52Z | - |
dc.date.available | 2024-09-05T17:44:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-24 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, J. I. L. R. C. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5739 | - |
dc.description | GONÇALVES, Joel Isidoro Lopes Rodrigues Centeio. Educação, (re)ontologização e restituição da consciência histórica: uma reanálise crítica da filosofia Bantu a partir do paradigma epistemológico de afrocentricidade. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo visa analisar a importância da educação no processo de (re)ontologização e restituição da história dos sujeitos africanos após a abolição da colonização, com vista a repensar e desconstruir as teorizações da racionalidade ocidental sobre o continente africano. Sendo assim, apresentamos a filosofia Bantu como um mecanismo para pensarmos esse processo de reescrita e restauração da história do continente africano e dos seus nativos, onde nos ancoramos na afrocentricidade como uma concepção filosófica e educativa para o analisarmos e criticarmos teorias exógenas das práticas socioculturais do continente africano. Sob um método bibliográfico, trabalhamos sob o aporte teórico de alguns autores precisos que dentre eles, destaco Tempels (1959), Asante (2016), Benedicto (2016) e Nascimento (2013), visando um debate crítico e analítico referente a filosofia Bantu sob uma perspectiva afrocêntrica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Afrocentrismo | pt_BR |
dc.subject | Filosofia Bantu | pt_BR |
dc.subject | Ontologia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia africana | pt_BR |
dc.title | Educação, (re)ontologização e restituição da consciência histórica: uma reanálise crítica da filosofia Bantu a partir do paradigma epistemológico de afrocentricidade | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_joelgoncalves.pdf | 2024_arti_joelgoncalves.pdf | 383,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.