Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Joel Isidoro Lopes Rodrigues Centeio-
dc.date.accessioned2024-09-05T17:44:52Z-
dc.date.available2024-09-05T17:44:52Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationGONÇALVES, J. I. L. R. C. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5739-
dc.descriptionGONÇALVES, Joel Isidoro Lopes Rodrigues Centeio. Educação, (re)ontologização e restituição da consciência histórica: uma reanálise crítica da filosofia Bantu a partir do paradigma epistemológico de afrocentricidade. 2024. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo visa analisar a importância da educação no processo de (re)ontologização e restituição da história dos sujeitos africanos após a abolição da colonização, com vista a repensar e desconstruir as teorizações da racionalidade ocidental sobre o continente africano. Sendo assim, apresentamos a filosofia Bantu como um mecanismo para pensarmos esse processo de reescrita e restauração da história do continente africano e dos seus nativos, onde nos ancoramos na afrocentricidade como uma concepção filosófica e educativa para o analisarmos e criticarmos teorias exógenas das práticas socioculturais do continente africano. Sob um método bibliográfico, trabalhamos sob o aporte teórico de alguns autores precisos que dentre eles, destaco Tempels (1959), Asante (2016), Benedicto (2016) e Nascimento (2013), visando um debate crítico e analítico referente a filosofia Bantu sob uma perspectiva afrocêntrica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectFilosofia Bantupt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectFilosofia africanapt_BR
dc.titleEducação, (re)ontologização e restituição da consciência histórica: uma reanálise crítica da filosofia Bantu a partir do paradigma epistemológico de afrocentricidadept_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_joelgoncalves.pdf2024_arti_joelgoncalves.pdf383,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.