Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5753
Título: Gestão de energia para eficiência energética no setor publico
Autor(es): Jorge, Ulamba Kâmia de Araújo
Palavras-chave: Eficiência energética
Gestão de energia
Gestão pública
Data do documento: 11-Mai-2024
Citação: JORGE, U. K. A. (2024)
Resumo: A busca pela economia financeira está em constante crescimento, empresários e donos de residencias buscam principalmente economizar na energia elétrica, seja por meio de implantação de recursos renováveis ou mudança de hábito na utilização da energia elétrica, essa busca se faz importante pois a energia elétrica é um custo mensal fixo e essencial para todos. Implantar recursos renováveis se torna viável na maioria das vezes, no entanto há formas mais eficazes e que requerem um investimento menor quando se comparado a implantação de um sistema solar, eólico ou outra fonte de geração de energia, como por exemplo a implementação de programas de eficiência energética. Os programas de eficiência energética são fáceis de serem colocados em prática e o custo de implementação muito baixo. Muitas vezes os programas de eficiência energética se tornam ineficientes, pois são aplicados de forma errônea, sendo necessário ter uma gestão de aplicação que esteja corretamente desenvolvida para a necessidade buscada. Assim como é necessário ter um controle energético, processo de identificação e solução de falhas. A aplicação de programas de eficiência energética são melhores desenvolvidos e aplicados em empresas privadas e residencias. No entanto, em setores públicos se torna mais difícil a aplicação de um programa de eficiência energética, essa dificuldade se dá principalmente no desenvolvimento do plano de gestão energética, visto que, se o plano de gestão não for bem desenvolvido, a aplicação também não será, e os resultados não alcançarão o esperado. Assim, o presente trabalho fará um estudo dissertativo sobre a gestão de energia em um setor público. Para isso, o atual estudo utilizará como base de aplicação o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e o Sistema de Gestão de Energia (SGE) conforme a ISO 50001 . A união dos dois planos de gerenciamento consiste em um resultado positivo, pois o MEGP foi desenvolvido para que o setor público tenha um modelo de gestão pública a ser seguido por todas as empresas públicas do Brasil e, o SGE será aplicado utilizando a ISO 50001, a qual orienta de como deve ser desenvolvida e aplicada da forma correta um sistema de eficiência energética.
Descrição: JORGE, Ulamba Kâmia de Araújo. Gestão de energia para eficiência energética no setor publico. 2024, 55f. Monografia - Curso de Engenharia de Computação, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5753
Aparece nas coleções:Monografias - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ulamba Kâmia de Araújo Jorge .pdf2024_mono_ulamjorge.pdf15,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.