Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5764
Título: Intervenções Educativas para a Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis de Pré-Escolares: uma Revisão de Escopo
Autor(es): Mesquita, Antonia Naiane Bento
Palavras-chave: Pré-escolar
Intervenções educativas
Dieta saudável
Revisão
Data do documento: 8-Jul-2024
Citação: MESQUITA, A. N. B. (2024)
Resumo: Introdução: É recomendado que a base da alimentação das famílias deve ser constituída por alimentos in natura ou minimante processados, evitando o consumo de alimentos ultraprocessados por crianças. Como resultado de uma dieta inadequada, pode-se ter sobrepeso, obesidade ou subnutrição. Crianças em idade pré-escolar, faixa etária de 3 a 5 anos de idade, estão construindo preferências alimentares, sendo oportuno intervenções educativas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Objetivo: identificar intervenções educativas realizadas por profissionais da saúde para a promoção de hábitos alimentares saudáveis de pré- escolares. Metodologia: Trata-se de uma revisão de escopo, as bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS via BVS, SCOPUS e Web of Sciece foram utilizados para conduzir a estratégia de busca. Foram incluídos 14 estudos que atenderam aos critérios de inclusão: Publicações nos idiomas português, inglês e espanhol, sem recorte temporal, que abordem estudos a respeito de intervenções educativas realizadas por profissionais de saúde que visam proporcionar hábitos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares. Os estudos deveriam conter, no mínimo, um autor da área da saúde e/ou conter no corpo do texto a contribuição do profissional de saúde para a realização da intervenção. Excluíram-se aqueles que não avaliaram a efetividade de intervenções para a promoção de hábitos alimentares saudáveis em crianças pré-escolares. Foram excluídas publicações do tipo relato de experiência e revisões narrativas/bibliográficas. Resultados: Identificou-se intervenções educativas realizadas por profissionais da saúde; a maioria dos trabalhos foram realizados em ambiente escolar e domiciliar. O tamanho das amostras dos estudos variou de 50 a 1.216 pré-escolares, sendo o menor período de realização das intervenções correspondente a 1 mês e o maior 2 anos. Em maioria, os resultados esperados por meio da realização das intervenções envolviam índice de massa corporal, medidas antropométricas, conhecimento, atitude e hábitos e maior ingesta de frutas e vegetais. Conclusão: Dos 14 trabalhos avaliados, 11 apesentaram resultados significativos. Os resultados desta revisão, evidenciam que intervenções educativas são eficazes na promoção de alimentação saudável em pré-escolares. No entanto, o número de intervenções nutricionais direcionados a esta população é escasso.
Descrição: MESQUITA, Antonia Naiane Bento. Intervenções Educativas para a Promoção de Hábitos Alimentares Saudáveis de Pré-Escolares: uma Revisão de Escopo. 2024, 31f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5764
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Naiane Bento Mesquita.pdf2024_art_antmesquita.pdf428,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.