Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/577
Título: Determinantes sociais e comportamentais associados à ocorrência de diarreia infantil
Autor(es): Bezerra, Jallyne Colares
Joventino, Emanuella Silva
Palavras-chave: Diarreia
Hospitalização
Saúde da criança
Enfermagem
Maciço de Baturité - CE
Data do documento: 2016
Citação: BEZERRA, J. C.; JOVENTINO, E. S. (2016)
Resumo: Objetivo: identificar os determinantes sociais e comportamentais com a ocorrência de diarreia infantil. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo. Foram entrevistadas 238 mães de crianças com idade inferior a cinco anos no período de janeiro a abril de 2016, internadas em um hospital do Maciço de Baturité (Ceará). Os dados coletados foram analisados por meio do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (versão 20.0). Resultados:Verificou-se que as seguintes variáveis possuíram associação com diarreia infantil (p<0,05):idade materna, anos de estudo, número de filhos, origem da água que a criança consome, tratamento realizado na água consumida pela criança quanto à filtração e coação, higienização das mãos antes das refeições e antes de preparar os alimentos, uso de mamadeira, escaldar somente o bico da mamadeira, escaldar a mamadeira completa e utensílios, idade da criança, criança estuda, criança internada no primeiro mês de vida, criança possui alguma doença, se a criança recebeu aleitamento materno exclusivo, recebeu a vacina contra o rotavírus, mãe recebe ajuda de terceiros para cuidar da criança e padrão alimentar durante os episódios diarreicos.Conclusão: Fazem-se necessárias ações educativas que possam difundir as informações com o intuito de prevenir a diarreia infantil.
Descrição: BEZERRA, Jallyne Colares. Determinantes sociais e comportamentais associados a ocorrência de diarreia infantil. 2016. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/577
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jallyne Colares Bezerra.pdf400,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.