Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5773
Título: Efeito da aplicação de intervenção educativa para promoção da segurança alimentar e nutricional de famílias com crianças
Autor(es): Felipe, Maria Graciana da Silva
Palavras-chave: Segurança Alimentar e Nutricional
Saúde da Criança
Enfermagem
Tecnologias educacionais
Data do documento: 18-Jun-2024
Citação: FELIPE, M. G. S. (2024)
Resumo: Introdução: o uso de alimentos regionais, caracterizados por serem de fácil acesso, baixo custo e terem alto valor nutritivo, se torna grande aliado para a promoção da segurança alimentar e nutricional infantil. Logo, é importante realizar intervenções que melhorem o acesso da população a uma alimentação de qualidade, baseada nos alimentos regionais. Objetivo: avaliar o impacto de intervenções educativas sobre o conhecimento, atitude e prática de mães de crianças menores de cinco anos de idade quanto à utilização dos alimentos regionais, e os níveis de segurança alimentar e nutricional de domicílios com crianças. Metodologia: trata-se de um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, realizado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas de Acarape e Redenção, Ceará, no período de janeiro a março de 2023. Amostra composta por mães de crianças menores de cinco anos de idade, acompanhadas na UBS em que foi desenvolvido o estudo e que residiam com a criança no mesmo domicílio, a amostragem se deu por conveniência. Inicialmente foi aplicado o questionário do perfil sociodemográfico e da condição de saúde da criança, a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), o Inquérito de Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) e o álbum seriado ‘Alimentos regionais promovendo a segurança alimentar e nutricional’. Após um 1 e 3 meses da intervenção foi aplicado novamente o Inquérito CAP por meio de contato telefônico. Os dados foram analisados utilizando-se o programa IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, por meio dos testes estatísticos de Teste de Fridman e Q de Cochran. Resultado: o estudo foi realizado com uma amostra de 70 mães. Os testes apresentaram diferenças estatisticamente significativas (p-valor < 0,05) nas classificações “adequadas” e “inadequadas” antes da intervenção, após 1 mês e após 3 meses da intervenção educativa no domínio conhecimento, atitude e prática. Quanto aos níveis de (in)segurança alimentar antes da intervenção e 3 meses após intervenção, não houve diferença estatisticamente significativa (p-valor > 0,05). Conclusão: intervenções educativas utilizando o álbum seriado ‘Alimentos Regionais Promovendo a Segurança Alimentar’ são eficazes para aumentar conhecimento, atitude e prática quanto ao consumo dos alimentos regionais.
Descrição: FELIPE, Maria Graciana da Silva. Efeito da aplicação de intervenção educativa para promoção da segurança alimentar e nutricional de famílias com crianças. 2024, 38f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5773
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Graciana da Silva Felipe.pdf2024_art_mariafelipe.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.