Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5775
Título: Perfil clínico-epidemiológico de idosos residentes em instituição de longa permanência
Autor(es): Apolinário, Pollyne Araújo
Palavras-chave: Idoso
Enfermagem
Instituição de longa permanência para idosos
Data do documento: 15-Abr-2024
Citação: APOLINÁRIO, P. A. (2024)
Resumo: Introdução: O acelerado envelhecimento tem se intensificado, com isso existe uma necessidade de políticas públicas voltadas para promoção de saúde e assistência às pessoas idosas, uma vez que o avanço da idade pode acarretar um declínio progressivo e natural de funções motoras e cognitivas. Dentre as alternativas para os cuidados nessa fase da terceira idade, além dos cuidados familiares, destacam-se as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), que surgiram como opção para atender às necessidades dessa faixa etária. Estas têm caráter domiciliar, são instituições governamentais ou não governamentais, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Objetivo: Descrever o perfil clínico-epidemiológico de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa, realizado em uma ILPI, localizada no município de Fortaleza-Ceará. A população foi representada pelos idosos residentes da referida instituição, sendo a coleta de dados realizada no período de fevereiro a março de 2024, por meio de levantamento de 75 prontuários dos idosos arquivados na instituição. A coleta de dados foi feita mediante formulário semiestruturado com informações sobre sexo, idade, naturalidade, renda e tempo de institucionalização. Anexo ao prontuário existe o preenchimento, pelos profissionais de enfermagem que atuam na ILPI, com dados referentes ao Índice de Katz. As informações obtidas foram tabuladas em uma planilha no Excel, analisadas de forma descritiva e estruturadas em forma de tabelas para melhor compreensão dos dados coletados. A pesquisa atende aos princípios éticos preconizados pela Resolução n°. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: O estudo contou com 75 prontuários de idosos residentes na ILPI do município de Fortaleza-Ceará. Observou-se um predomínio de idosos do sexo masculino, com média de idade de 74 anos, com procedência do interior do estado, média de dois anos de institucionalização, renda de um salário mínimo e idosos totalmente dependentes, conforme índice de Katz. Quanto ao grau de dependência dos idosos, a dependência total foi 53,3%, sendo o ato de vestir-se e a continência 61,3% e ir ao banheiro com 51% dos idosos. Conclusão: Nos achados do presente estudo foi possível observar que o perfil clínico-epidemiológico de idosos residentes em Instituição de Longa Permanência para Idosos diverge em alguns pontos com os resultados encontrados na literatura, tais como o sexo, faixa etária e grau de dependência. Já nos aspectos voltados para escolaridade e procedência os dados estão em concordância com a literatura.
Descrição: APOLINÁRIO, Pollyne Araújo. Perfil Clínico-Epidemiológico De Idosos Residentes Em Instituição De Longa Permanência. 2024. 15f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5775
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pollyne Araújo Apolinário.pdf2024_art_polapolinário.pdf471,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.