Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5776
Título: Os benefícios do conhecimento dos métodos contraceptivos para o planejamento familiar: uma revisão de escopo
Autor(es): Alves, Sebastião Sacalui Paulo
Palavras-chave: Métodos contraceptivos
planejamento familiar
conhecimentos
gravidez
Data do documento: 4-Jul-2024
Citação: ALVES, S. S. P. (2024)
Resumo: Objetivo: Mapear as evidências disponíveis sobre o conhecimento de mulheres quanto ao uso dos métodos contraceptivos e seus benefícios para o planejamento familiar. Método: revisão de escopo com a estratégia: População, Conceito e Contexto (PCC), para elaboração da seguinte questão de pesquisa: “Quais são os benefícios do conhecimento sobre métodos contraceptivos no planejamento familiar?”. As buscas foram realizadas em Dezembro de 2023 nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System onLine (PubMed/MEDLINE), SCOPUS (ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes e humanidades), Scientific Electronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Bases de Dados da Enfermagem (BDENF) e Índice Bibliográfico Español en Ciencias de la Salud (IBECS), e Web of Science. O acesso a essas bases de dados foi realizado através da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Foram incluídos artigos na íntegra que respondem à questão de pesquisa, publicados nos últimos 5 anos nos idiomas Portugês, Inglês e Espanhol. Foram excluídos estudos incompletos, pagos, resumos, guidelines, cartas ao editor, posts em blogs, dissertações, teses, revisões e estudos que não respondiam à questão norteadora. Resultados: A busca nas bases/fontes resultou no total de 3.434 artigos. Foram selecionadas 159 publicações para pré-análise e a amostra final foi composta por 10 estudos elegíveis, os quais foram organizados conforme o fluxograma de Itens de Relatórios Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Metanálises (PRISMA). Dentre os métodos contraceptivos identificados nos artigos, a camisinha e os contraceptivos orais se mostraram ser os métodos mais conhecidos e utilizados, ao passo que a Laqueadura e o Dispositivo Intrauterino (DIU) foram os métodos menos conhecidos. As mulheres entrevistadas apresentam um conhecimento deficiente sobre os métodos contraceptivos e planejamento familiar. Conclusão: Tendo em conta os resultados do estudo, faz – se necessário uma maior abrangência quanto a educação em saúde sobre o planejamento familiar com as mulheres por parte dos profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro que é responsável por disseminar informações plausíveis quanto aos benefícios do planejamento familiar dentro da Estratégia da Saúde da Família (ESF).
Descrição: ALVES, Sebastião Sacalui Paulo. Os benefícios do conhecimento dos métodos contraceptivos para o planejamento familiar: uma revisão de escopo. 2024, 24f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5776
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIÃO SACALUI PAULO ALVES.pdf2024_art_sealves.pdf321,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.