Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/578
Título: Avaliação dos antropométricos de mulheres no período gestacional
Autor(es): Castro, Lígia Laura de Sousa
Santos, Lydia Vieira Freitas dos
Palavras-chave: Assistência de pré-natal
Avaliação antropométrica
Período gestacional
Enfermagem
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: CASTRO, L. L. de S.; SANTOS, L. V. F. dos (2016)
Resumo: A antropometria é uma atividade fácil de ser realizada e essencial para um bom atendimento a mulher em seu período gestacional. Buscou-se identificar e avaliar a antropometria das mulheres no período gestacional de acordo com o cartão pré-natal. Trata-se de um estudo avaliativo descritivo de caráter quantitativo, realizado em uma maternidade no interior do Ceará, de acordo com as premissas do Ministério da Saúde. Para a realização da entrevista foi utilizado um instrumento estruturado, composto por dados sociodemográficos, ginecológicos e do cartão da gestante. Foram excluídas, as mulheres que não continha todos os dados necessários para preenchimento do instrumento. Participaram desse estudo 28 puérperas, onde foi realizado em média 7 consultas por entrevistada. Em relação aos dados antropométricos, 53,6% das mulheres iniciaram a gravidez com o índice de massa corpórea adequada - IMC, onde a maioria obteve um ganho ponderal excessivo, migrando da eutofria para um IMC ao final da gestação inadequado. Quanto às correlações realizadas, evidenciou-se que quanto maior a idade das puérperas, menor foi índice de consultas realizadas, entretanto maior foi o índice de ganho de peso e IMC. Deste modo, se faz necessárias melhorias na assistência pré-natal, oferecendo para as gestantes um atendimento integral e humanizado, englobando atividades para minimizar alterações no ganho de peso, acarretando na diminuição dos riscos de doenças.
Descrição: CASTRO, Lígia Laura de Sousa. Avaliação dos dados antropométricos de mulheres no período gestacional. 2016. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/578
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lígia Laura de Sousa Castro.pdf244,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.