Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLúcio, Ana Karolina do Nascimento-
dc.date.accessioned2024-09-10T17:00:54Z-
dc.date.available2024-09-10T17:00:54Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationLÚCIO, A. K. N. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5820-
dc.descriptionLÚCIO, Ana Karolina do Nascimento. Aula interativa de leitura e o gênero canção: uma experiência no Ensino Médio. 2022, 39f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar como a proposta de aula interativa de leitura de Leurquin (2014) pode contribuir para o aprimoramento das habilidades leitoras dos estudantes. A proposta se baseia no modelo de aula de leitura interativa apresentada por Cicurel (1992 apud LEURQUIN 2014), assim como na concepção sociopsicolinguística da leitura (BRAGGIO 1992 apud LEURQUIN, 2001) com entradas pelo contexto de produção e nível enunciativo do texto (MACHADO; BRONCKART 2009). A pesquisa é de natureza interventiva experimental, de abordagem qualitativa, pois realizamos a intervenção no contexto escolar através da observação do ensino de leitura na escola, aplicação de questionário de pesquisa e de aulas interativas de leitura; optando pelo uso do gênero canção, nos baseamos no conceito de gêneros textuais (BAKHTIN, 2003). A análise dos resultados obtidos a partir da aplicação das aulas foi pautada nas práticas listadas no eixo leitura da Base Nacional Comum Curricular (2018). Os resultados apontam que a aplicação da proposta contribuiu para o aprimoramento das habilidades leitoras dos estudantes, pois incentivou sua participação nas discussões sobre os textos, permitindo que resgatassem conhecimentos prévios e pudessem analisar o contexto de produção fazendo críticas sobre temática presente nas canções, também permitindo ao professor a criação de atividades que trabalham as habilidades leitoras ao passo que estimulam o senso crítico e reflexivo dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectAula interativa de leiturapt_BR
dc.subjectGênero cançãopt_BR
dc.titleAula interativa de leitura e o gênero canção: uma experiência no Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA KAROLINA DO NASCIMENTO LÚCIO.pdf2022_mono_analúcio.pdf371,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.