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dc.contributor.authorCosta, Antonia Josiana Silva-
dc.date.accessioned2024-09-10T17:05:03Z-
dc.date.available2024-09-10T17:05:03Z-
dc.date.issued2022-02-11-
dc.identifier.citationCOSTA, A. J. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5822-
dc.descriptionCOSTA, Antonia Josiana Silva. A Construção do Ethos Sofrente em Canções de Marília Mendonça. 2022, 38f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPretendemos neste trabalho, analisar, no plano verbal das canções de Marília Mendonça, a constituição do ethos discursivo fundamentado em imagens da mulher sofrente que cada canção representa, isto é, a imagem na qual está sendo construída através do ato da enunciação que se estabelece no plano verbal da canção, que ativa um mundo ético, em que a prática discursiva está inserida. Partindo da construção discursiva do ethos sofrente, podemos perceber nas canções de Marília Mendonça, um posicionamento discursivo no campo literomusical brasileiro, em que conseguimos traçar um perfil discursivo, através das análises dos textos das canções de Marília Mendonça. Diante disso, nos interessa investigar a constituição do ethos discursivo fundamentado em imagens femininas representadas no plano verbal de cada canção e como o posicionamento discursivo da cantautora se legitima através da construção discursiva desse ethos sofrente. Assim, para construção do corpus de análise para essa pesquisa, selecionamos as canções dos seguintes álbuns: “Marília Mendonça - Ao vivo em Goiânia (2016)”, “Marília Mendonça - Realidade Ao Vivo Em Manaus (2017)” e “Marília Mendonça - Todos os Cantos Ao vivo (2019)”. O referencial teórico principal do presente trabalho é a Análise do Discurso, especialmente os estudos de Maingueneau (2006, 2011) na perspectiva discursiva sobre a noção de ethos. Temos também, como referencial teórico, os estudos de Costa (2012) sobre o discurso literomusical brasileiro. Portanto, buscamos analisar o discurso encontrado na imagem da mulher sofrente através das canções de Marília Mendonça. O objetivo principal desse trabalho é analisar, no plano verbal das canções de Marília Mendonça, a constituição de ethos discursivo da mulher sofrente. Com isso, conseguimos compreender a relevância de estudar o discurso literomusical da cantautora Marília Mendonça no campo literomusical brasileiro, assim estabelecer seu local no interdiscurso e entender a importância que esse discurso é constituído e propagado nos mais diferentes espaços sociais e culturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEthospt_BR
dc.subjectDiscurso literomusical brasileiropt_BR
dc.subjectMarília Mendonçapt_BR
dc.titleA Construção do Ethos Sofrente em Canções de Marília Mendonçapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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