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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5828
Título: | A formação do leitor literário em uma escola do ensino fundamental II no município de Redenção-CE |
Autor(es): | Almeida, Maklina dos Santos |
Palavras-chave: | Formação de leitor Leitor literário Literatura na Escola Estética da Recepção Método recepcional |
Data do documento: | 8-Abr-2021 |
Citação: | ALMEIDA, M. S. (2021) |
Resumo: | O presente estudo situa-se no campo de ensino da literatura e é oriundo do estágio de observação em literatura que ocorreu no segundo semestre de 2019. Objetiva investigar aspectos da formação do leitor e da leitura literária nas turmas de 6o a 9o ano de Ensino Fundamental II, de uma Escola Pública Municipal em Redenção, no Ceará. Analisou-se os documentos nacionais e da Escola para o ensino e aprendizagem da literatura, os livros didáticos do Fundamental II de Língua Portuguesa, metodologias da professora regente em suas aulas de literatura, e a utilização da biblioteca para a leitura literária dos estudantes a fim de compreender como esses elementos se articulam para a realização efetiva da leitura literária no Ensino Fundamental II, partindo da hipótese de que o contato direto com o texto literário e a diversidade de gêneros literários formam leitores ao ampliar os seus horizontes de expectativas. A pesquisa possui natureza qualitativa, de objetivo exploratório e método observacional e estudo de caso e baseou-se nos pressupostos teóricos de Mesquita(2019), Aguiar(2011), Lajolo e Zilberman (2019), Aguiar e Silva(1998), Cosson(2009) ,Faria(2017) e Anzolin(2018) para a formação do leitor, e Bordini e Aguiar(1993), Gavião (2016) e Zilberan (2015) acerca do método recepcional e Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss(1994). Verificou-se que os livros didáticos para os últimos anos do Ensino Fundamental II reduzem os textos literários e a literatura, e não há uma articulação entre a prática pedagógica da sala de aula com a biblioteca para a promoção da leitura literária dada a pouca presença dos estudantes no espaço, contudo, o estudo mostrou que a mediação literária efetiva do professor baseada em metodologias que aguçam o prazer pela leitura literária, e a oferta de diferentes práticas de leituras, obras e gêneros literários em sala de aula contribui de forma satisfatória para o estímulo da leitura literária e ampliação do repertório literário, no entanto, no contexto presencial, ainda se faz necessário uma inclusão da biblioteca no processo de leitura literária na Escola. |
Descrição: | ALMEIDA, Maklina dos Santos. A formação do leitor literário em uma escola do ensino fundamental II no município de Redenção-CE. 2021. 29f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5828 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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