Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5833
Título: Desigualdades de Gênero e a contribuição das mulheres para a comunidade Mangazão 3, Capistrano – CE.
Autor(es): Santos, Nágila Maria de Oliveira dos
Palavras-chave: Gênero
Ruralidade
Mulheres Rurais
Divisão sexual do trabalho
Data do documento: 4-Ago-2022
Citação: SANTOS, N. M. O. (2022)
Resumo: O presente trabalho visa revisitar os lugares ocupados por mulheres camponesas. E para tanto, é preciso de um aparato geral e contextualização sobre a comunidade, como as relações sociais referentes ao cotidiano da “mulher trabalhadeira”, e os desdobramentos que as mesmas foram ensinadas a seguir durante toda a sua vida. É a partir desse lugar de mulher dona do lar, cuidadora da casa, marido e filhos, que esse lugar de não reconhecimento que reflete não apenas dentro do cotidiano feminino, mas também impacta o meio e as relações sociais dessas mulheres dentro da própria comunidade. Dando continuidade a esta discussão, cabe aqui também termos e análises gerais sobre desigualdade de gênero no campo e do papel social que esta mulher exerce no campo e fora dele: seja dentro de casa (com tarefas socialmente apreendidas como “femininas”), nas atividades agrícolas de sobrevivência (e resistência), na sua contribuição no sindicato e no que cerne o centro da comunidade. Trata-se de uma pesquisa Qualitativa e com base nas Escrevivências, o trabalho tem o intuito de demonstrar a desigualdade de gênero através da dinâmica do cotidiano. A pesquisa mostrou que, em tese, o trabalho na atividade agrícola familiar é majoritariamente representado por homens, portanto o problema é como a sociedade patriarcal não reconhece o lugar autônomo da mulher, já que, elas têm muitas frentes de trabalho (ou seja, são adquiridas a elas muita demanda).
Descrição: SILVA, Nayara de Sousa. Desigualdades de Gênero e a contribuição das mulheres para a comunidade Mangazão 3, Capistrano – CE.. 2022, 48f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5833
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÁGILA MARIA DE OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf2022_mono_nágsantos.pdf433,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.