Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5851
Título: A supremacia da língua portuguesa em Angola e a desvalorização das línguas nacionais no Sistema Educativo Angolano
Autor(es): Tando, Wazeyi Eduardo Tove
Palavras-chave: Angola
Constituição da República
Lei de Bases do Sistema de Educação
Línguas nacionais
Plano Curricular da Educação
Data do documento: 3-Fev-2023
Citação: TANDO, W. E. T. (2023)
Resumo: Com a invasão do território angolano pelos portugueses, houve uma sequência violenta de silenciamentos e apagamentos de povos e de suas identidades; nesse contexto, a língua portuguesa foi uma importante ferramenta que contribuiu para o silenciamento das línguas angolanas. A seguinte pesquisa intenciona abordar sobre a supremacia da língua portuguesa em Angola e a desvalorização das línguas nacionais no sistema educativo angolano. A presente monografia tem, portanto, como objetivo analisar o processo e os mecanismos de silenciamento das línguas nacionais em Angola, processos que foram implantados pelo colonialismo português e mantidos, até os dias atuais, pelo governo angolano. A pesquisa visou discutir a formação de apagamentos/silenciamento das línguas angolanas de origem africana no país e apresentar discussões acerca da importância da implementação das línguas nacionais no sistema educativo angolano como práticas decoloniais de ensino. O trabalho se centralizou na investigação qualitativa, ao passo quanto a coleta de dados a pesquisa configurou-se como documental, pois fizemos análise de documentos oficiais como a Constituição da República, Plano Curricula e a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Para caracterizar a supremacia da língua portuguesa em Angola,sobretudo no sistema educativo, como uma luta descolonial nos apropriamos dos conceitos de QUIJANO (2000,2005,2007,2009), FANON (2005 e 2008), assim como autores não descoloniais, tais como VERONELLI (2019, 2021), NZAU (2011), HOOKS (2013), MARIANI (2004, 2008), NASCIMENTO (2019), KUKANDA (1986). A pesquisa visa contriburi no melhoramento de políticas voltadas ao ensino das línguas nacionais no sistema educativo angolano, assim como a manutenção e valorização destas línguas.
Descrição: TANDO, Wazeyi Eduardo Tove. A supremacia da língua portuguesa em Angola e a desvalorização das línguas nacionais no Sistema Educativo Angolano. 2023, 36f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5851
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAZEYI EDUARDO TOVE TANDO.pdf2023_mono_waztando.pdf443,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.