Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5871
Título: Avaliação do teor de proteínas, umidade e amido em amostras de suplementos nutricionais de whey protein"
Autor(es): Lima, Lorena Maria Ferreira de
Palavras-chave: Proteína do soro do leite
Umidade
Suplemento nutricional
Data do documento: 9-Jul-2024
Citação: LIMA, L. M. F. (2024)
Resumo: A utilização de suplementos alimentares pela população vem aumentando significativamente nos últimos anos, principalmente pela forte influência exercida pelas mídias sociais e aquisição facilitada em lojas virtuais. Destaca-se que as informações nutricionais presentes nos rótulos dos suplementos alimentares devem ser fidedignas e adequadas à legislação vigente, indispensável para que os consumidores possam fazer a escolha dos produtos com mais segurança. O presente trabalho teve o objetivo de determinar os teores de proteínas presentes em diferentes marcas de suplementos de Whey Protein (proteína do soro do leite ou PSL) disponíveis no mercado bem como analisar o percentual de umidade e a presença de amido. As aquisições das doações de PSL foram realizadas mediante solicitação de doação de 5g aos consumidores que fazem atividade física em academias e utilizam o suplemento nutricional, sendo necessário o acompanhamento das informações nutricionais. Foram aplicados os métodos do reativo de Biureto (UV 540 nm) para determinação do teor de proteínas, perda por dessecação para avaliação da umidade e solução de lugol para identificação da presença de amido. Os resultados mostraram variações significativas pela heterogeneidade e possíveis fatores interferentes das amostras com oscilações de teores proteicos entre (2,42% a 106,26%), sendo realizado um comparativo entre os teores declarados dos rótulos e a concentração real encontrada; a umidade nesse estudo apresentou variação entre (4,82-12,00%) e ausência de amido em todas as amostras. Conclui-se que é possível fazer a quantificação do teor de proteínas pelo método de Biureto, apesar de não ter sido possível empregar o método na amostra à base de arroz. Além disso, apenas na amostra tida como referência foi obtido o mesmo teor de proteína descrito pelo fabricante, e em algumas amostras de suplementos foram encontradas não conformidades com a RDC n° 429/2020 da ANVISA, que informa que o valor de proteína da amostra analisadas em relação as informações nutricionais declaradas pelos fabricantes devem ter a diferença de ± 20%. Das 28 amostras, 57,0% do total do estudo encontra-se dentro do valor aceitável da RDC no 429/2020. O número de amostras com teores igual ou maior do que foi declarado foi 4 (14,29%), e todas as demais ficaram com teores abaixo (85,71% das amostras).
Descrição: LIMA, Lorena Maria Ferreira de. Avaliação do teor de proteínas, umidade e amido em amostras de suplementos nutricionais de whey protein. 2024, 23f. TCC - Curso de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5871
Aparece nas coleções:Artigos - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena Maria Ferreira de Lima.pdf2024_art_lorenalima.pdf756,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.