Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5877
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Ana Érica Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-09-16T12:26:15Z-
dc.date.available2024-09-16T12:26:15Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.citationMORAIS, A. E. G. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5877-
dc.descriptionMORAIS, Ana Érica Gonçalves. Intervenções Pedagógicas: A Química Por Trás do Cigarro eletrônico e Narguilé: Intervenções Pedagógicas no Ensino Médio. 2024. f55. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO cigarro eletrônico e narguilé são dispositivos de fumar que são fabricados com o propósito de cessar o tabagismo, utilizados em sua grande maioria entre os adolescentes e jovens que não sabem de seus malefícios a saúde. Apesar de proibidos no Brasil, a venda destes produtos está se expandindo rapidamente de forma informal por diversos meios. Seu uso causa diversos problemas respiratórios para os usuários, pois contém substâncias químicas tóxicas e podem gerar consequentemente o câncer. Sabendo que a escola tem papel fundamental na formação dos jovens, pois proporciona conhecimentos importantes para sua vida pessoal e profissional, é importante que no ambiente escolar realizem-se ações educativas, através do conhecimento cientifico, para alertar sobre os riscos destes dispositivos a saúde. O objetivo deste trabalho é abordar a química envolvida nos cigarros eletrônicos e narguilé como temática para proposição de intervenções pedagógicas para o ensino de química e prevenção a saúde no ensino médio. Nesta pesquisa, inicialmente foi realizado um estudo de revisão bibliográfica na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), PubMed e Google Acadêmico, sobre a temática escolhida. O segundo momento consistiu na elaboração de propostas didáticas baseadas nos três momentos pedagógicos propostos pelos autores Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os resultados alcançados nesta pesquisa demonstraram a variedade de compostos químicos tóxicos nestes aparelhos, em que destaca-se as altas concentrações de nicotina e monóxido de carbono, os quais causam dependência química e asfixia nos usuários, respectivamente. Diante dos dados levantados, foram sugeridas duas sequências didáticas para o ensino de química, envolvendo estudo de caso e júri simulado, como forma de conscientizar os jovens para o não uso desses dispositivos por meio das informações fundamentadas na ciência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCigarro Eletrônicopt_BR
dc.subjectNarguilépt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.titleIntervenções Pedagógicas: A Química Por Trás do Cigarro eletrônico e Narguilé: Intervenções Pedagógicas no Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA ÉRICA GONÇALVES MORAIS.pdf2024_mono_anamorais.pdf824,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.