Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5883
Título: Uso da Espectroscópica na Região do Infravermelho Próximo (NIR) em Estudo Exploratório de Cafés Angolano
Autor(es): Mutocola, Mateus Moisés
Palavras-chave: Espectroscopia NIR
Café Angolano
Análise Química
Data do documento: 12-Jul-2024
Citação: MUTOCOLA, M. M. (2024)
Resumo: O objetivo principal deste estudo é realizar uma análise exploratória das diferentes variedades de café produzidas em Angola, fornecidas pelo Instituto Nacional do Café de Angola (INCA) e adquiridas no mercado informal de Luanda. A análise visa comparar a composição química das amostras através das bandas de absorção molecular na região do infravermelho próximo, utilizando a técnica NIR. Foram selecionadas 12 amostras de café, os grãos de café, tanto crus quanto torrados, foram descascados, moídos e padronizados granulometricamente. As amostras foram armazenadas em recipientes fechados e refrigerados para preservar suas propriedades. Utilizou-se um espectrofotômetro portátil MicroNIR para obter os espectros das amostras na faixa de 1.100 nm a 1.700 nm, com resolução de 4 cm-1 . As medições foram realizadas em triplicata, utilizando frascos de vidro de 5 mL como porta amostras. Os dados espectrais foram tratados usando o software The Unscrambler® 10.4X, aplicando técnicas de pré-tratamento como Correção Multiplicativa de Sinal (MSC), Primeira Derivada e Padrão Normal de Variação (SNV). Posteriormente, foi aplicada a Análise de Componentes Principais (PCA) para identificar padrões e variações entre as amostras. Os resultados obtidos indicam diferenças significativas na composição química das amostras de café analisadas. A técnica NIR demonstrou ser eficaz na discriminação entre os diferentes tipos de café, tanto crus quanto torrados. As análises revelaram variações nos processos de torrefação e qualidade das amostras, refletindo as condições de cultivo e processamento.
Descrição: MUTOCOLA, Mateus Moisés. Uso da Espectroscópica na Região do Infravermelho Próximo (NIR) em Estudo Exploratório de Cafés Angolano. 2024. f30. Monografia - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5883
Aparece nas coleções:Monografia - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS MOISÉS MUTOCOLA.pdf2024_mono_matmutocola.pdf844,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.