Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Samuel Freitas-
dc.date.accessioned2024-09-16T13:55:21Z-
dc.date.available2024-09-16T13:55:21Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSILVA, S. F. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5886-
dc.descriptionSILVA, Samuel Freitas. Metodologias ativas no ensino de Química: um relato de experiências. 2024. f17. TCC - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Química nas escolas de ensino médio tem sido um tema amplamente debatido em documentos oficiais ligados à educação. O fato de a estrutura pedagógica dessa área das Ciências permanecer estruturada em torno de atividades que priorizam a memorização e reprodução mecanizada de informações tem colaborado para a desmotivação dos alunos em estudar os conteúdos da sua componente curricular. Diante desse cenário, surgem as metodologias ativas, que buscam introduzir uma nova dinâmica no processo de ensino-aprendizagem, cujo foco é desenvolver a participação ativa e autônoma do estudante no processo de aprendizagem. Nesse contexto, uma maneira de pôr em prática as metodologias ativas é por intermédio das sequências didáticas. Este artigo aborda a realização de uma sequência didática (SD) com o tema “a Química dos Hidrocarbonetos”, desenvolvida com o objetivo de investigar seus impactos e benefícios dentro do ambiente da sala de aula, no contexto das metodologias ativas. A aplicação das atividades que integraram a sequência didática proporcionou a adoção de uma metodologia de ensino diversificada. Com a utilização da SD foi possível promover um ambiente de estudo motivador em que os estudantes puderam participar ativamente da construção do conhecimento, a partir de uma abordagem contextualizada do tema proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleMetodologias ativas no ensino de Química: um relato de experiênciaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samuel Freitas Silva.pdf2024_art_samsilva.pdf667,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.