Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5886
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Samuel Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T13:55:21Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T13:55:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, S. F. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5886 | - |
dc.description | SILVA, Samuel Freitas. Metodologias ativas no ensino de Química: um relato de experiências. 2024. f17. TCC - Curso de Química, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Química nas escolas de ensino médio tem sido um tema amplamente debatido em documentos oficiais ligados à educação. O fato de a estrutura pedagógica dessa área das Ciências permanecer estruturada em torno de atividades que priorizam a memorização e reprodução mecanizada de informações tem colaborado para a desmotivação dos alunos em estudar os conteúdos da sua componente curricular. Diante desse cenário, surgem as metodologias ativas, que buscam introduzir uma nova dinâmica no processo de ensino-aprendizagem, cujo foco é desenvolver a participação ativa e autônoma do estudante no processo de aprendizagem. Nesse contexto, uma maneira de pôr em prática as metodologias ativas é por intermédio das sequências didáticas. Este artigo aborda a realização de uma sequência didática (SD) com o tema “a Química dos Hidrocarbonetos”, desenvolvida com o objetivo de investigar seus impactos e benefícios dentro do ambiente da sala de aula, no contexto das metodologias ativas. A aplicação das atividades que integraram a sequência didática proporcionou a adoção de uma metodologia de ensino diversificada. Com a utilização da SD foi possível promover um ambiente de estudo motivador em que os estudantes puderam participar ativamente da construção do conhecimento, a partir de uma abordagem contextualizada do tema proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no ensino de Química: um relato de experiências | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Samuel Freitas Silva.pdf | 2024_art_samsilva.pdf | 667,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.