Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5904
Título: A capoeira na cidade de Fortaleza: regional ou Angola? Entre apontamentos e reflexões
Autor(es): Vieira, Carlos José de Sousa
Palavras-chave: identidade
identificação
motriz
Data do documento: 8-Jul-2024
Citação: VIEIRA, C. J. S. (2024)
Resumo: O que já sabemos sobre a história da capoeira na cidade de Fortaleza? Que fatos e atores sociais podem atestar o início em que se dá o surgimento desse movimento na cidade? Foi através dessas questões que o presente artigo apresenta as conclusões a que chegaram os trabalhos locais já produzidos sobre essa temática, bem como também trouxe outras problematizações. Ao utilizar o termo motriz, este trabalho se utiliza dessa terminologia como um conceito central na compreensão da dinâmica que existe em relação às práticas culturais. Conclui-se que em Fortaleza houve a configuração de uma capoeira com identidade peculiar, do tipo híbrida, uma espécie de mosaico que foi iniciado institucionalmente com mestre Zé Renato. Sua corporeidade é produto da sua experiência histórica, e é formada durante a confluência com as capoeiras de Angola, Regional, do Rio e do Maranhão.
Descrição: VIEIRA, Carlos José de Sousa. A capoeira na cidade de Fortaleza: regional ou Angola? Entre apontamentos e reflexões. 2024. f22. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5904
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos José de Sousa Vieira.pdf2024_art_carvieira.pdf306,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.