Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5914
Título: Linguagem e xenofobia no filme Bem- Vinda a Quixeramobim: uma discussão aplicada ao ensino crítico
Autor(es): Benevides, Aline da Silva
Palavras-chave: Xenofobia
Ensino crítico
Educação
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: BENEVIDES, A. S. (2023)
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo discutir a xenofobia presente no filme Bem-Vinda a Quixeramobim e desenvolver uma proposta de oficina crítica em uma escola, localizada no maciço de Baturité mais especificamente na cidade de Mulungu Ce, com alunos do primeiro ano do ensino médio todas as quartas-feiras durante um mês e ocorria sempre em torno de uma aula 50 minutos cada, e nesses encontros foram analisadas cenas do longa-metragem e discutidos categorias que envolvem a xenofobia no filme. Para contribuirmos para uma educação emancipadora e crítica, foram realizadas essas oficinas para promover uma discussão através do envolvimento dos alunos ao longo dos encontros. Pudemos verificar os impactos desses encontros e as contribuições dos diálogos sobre xenofobia em uma perspectiva interseccional no processo de desenvolvimento do letramento crítico dos alunos do ensino básico, isto é, verificando como a xenofobia é atravessada pelas categorias raça, classe, gênero.
Descrição: BENEVIDES, Aline Da Silva. Linguagem e Xenofobia no Filme Bem- Vinda a Quixeramobim: Uma discussão aplicada ao ensino crítico. 2023. 21f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5914
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline da Silva Benevides.pdf2023_art_alinebenevides.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.