Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amanda Paz da-
dc.date.accessioned2024-09-16T17:29:33Z-
dc.date.available2024-09-16T17:29:33Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, A. P. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915-
dc.descriptionSILVA, Amanda Paz da. A Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensar. 2023. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractDurante o percurso da vida acadêmica, especificamente no curso de Letras-Língua Portuguesa, enquanto futuros professores, somos conscientizados e formados para atuar criticamente contra um sistema educacional opressor, que tem o objetivo de limitar os modos de ensinar, aprender e pensar, preocupando-se com a formação de alunos como agentes passivos incapazes de buscar por transformação, para que possam atuar ativamente e modificar o meio em que vivem. O presente trabalho tem o objetivo analisar as práticas docentes, embasadas em uma perspectiva decolonial, desenvolvidas por três professoras em formação do Curso de Letras-Língua Portuguesa da UNILAB, através de um ciclo de oficinas na turma de seis alunas da Educação de Jovens e Adultos da E.E.M.T.I. Dr. Brunilo Jacó, Redenção-CE. A metodologia deste trabalho consiste em: 1) Observar o processo inicial de formação das professoras da UNILAB; 2) Descrever as oficinas desenvolvidas na turma da Educação de Jovens e Adultos, por professoras em formação; e 3) Avaliar, por meio do questionário aplicado para as alunas da EJA, a prática docente das professoras em formação, tendo como referencial teórico, Paulo Freire (1989, 1974 e 1996), hooks (2013 e 2020) e Landulfo (2022). Os resultados apontam que, como futuros professores, precisamos estar conscientes da importância de promover uma educação como prática da liberdade, capaz de transformar e desenvolver a consciência crítica dos envolvidos no processo educacional, como uma possibilidade de formar os alunos em agentes ativos com capacidades de problematizar, pensar, refletir e agir contra um sistema de opressão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectConsciência críticapt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectSistema de opressãopt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensarpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Paz da Silva.pdf2023_art_amansilva.pdf547,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.