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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Amanda Paz da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-16T17:29:33Z | - |
dc.date.available | 2024-09-16T17:29:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. P. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5915 | - |
dc.description | SILVA, Amanda Paz da. A Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensar. 2023. 26f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante o percurso da vida acadêmica, especificamente no curso de Letras-Língua Portuguesa, enquanto futuros professores, somos conscientizados e formados para atuar criticamente contra um sistema educacional opressor, que tem o objetivo de limitar os modos de ensinar, aprender e pensar, preocupando-se com a formação de alunos como agentes passivos incapazes de buscar por transformação, para que possam atuar ativamente e modificar o meio em que vivem. O presente trabalho tem o objetivo analisar as práticas docentes, embasadas em uma perspectiva decolonial, desenvolvidas por três professoras em formação do Curso de Letras-Língua Portuguesa da UNILAB, através de um ciclo de oficinas na turma de seis alunas da Educação de Jovens e Adultos da E.E.M.T.I. Dr. Brunilo Jacó, Redenção-CE. A metodologia deste trabalho consiste em: 1) Observar o processo inicial de formação das professoras da UNILAB; 2) Descrever as oficinas desenvolvidas na turma da Educação de Jovens e Adultos, por professoras em formação; e 3) Avaliar, por meio do questionário aplicado para as alunas da EJA, a prática docente das professoras em formação, tendo como referencial teórico, Paulo Freire (1989, 1974 e 1996), hooks (2013 e 2020) e Landulfo (2022). Os resultados apontam que, como futuros professores, precisamos estar conscientes da importância de promover uma educação como prática da liberdade, capaz de transformar e desenvolver a consciência crítica dos envolvidos no processo educacional, como uma possibilidade de formar os alunos em agentes ativos com capacidades de problematizar, pensar, refletir e agir contra um sistema de opressão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Consciência crítica | pt_BR |
dc.subject | Formação Inicial | pt_BR |
dc.subject | Sistema de opressão | pt_BR |
dc.title | A Educação de Jovens e Adultos e a formação inicial de professores: uma prática que conecta o fazer, o aprender e o pensar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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