Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Título: Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional
Autor(es): Silva, Jessica Renata Oliveira da
Palavras-chave: Letramento Literário
Literatura
Sequência Didática
Inteligência Socioemocional
Data do documento: 10-Jul-2023
Citação: SILVA, J. R. O. (2023)
Resumo: Considerando a Literatura como um possível instrumento para o processo de desenvolvimento de uma educação socioemocional, objetivamos, neste trabalho, propor uma sequência didática que coloca o aluno como pensador crítico e questionador das próprias emoções. Buscamos introduzir uma Literatura que se torne relevante para o aluno e o permita enxergar a vida em outra perspectiva ao tentar entender a si e se colocar no lugar do outro. Para isso, utilizamos o conceito de Letramento Literário de Rildo Cosson (2006), para apresentarmos uma proposta de sequência didática baseada em Schneuwly e Dolz (2004). Pensamos em uma metodologia que permita a interação, reflexão e pensamento crítico que possa se relacionar à saúde emocional dos alunos. A proposta aponta para a importância do letramento literário e para aulas de Língua Portuguesa que possibilitem uma educação socioemocional.
Descrição: SILVA, Jessica Renata Oliveira da. Letramento Literário: o uso da literatura como instrumento da educação socioemocional. 2023. 17f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5926
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Renata Oliveira da Silva.pdf2023_art_jessilva.pdf173,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.