Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5928
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNascimento, Jonas Vieira do-
dc.date.accessioned2024-09-17T18:51:37Z-
dc.date.available2024-09-17T18:51:37Z-
dc.date.issued2023-01-23-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. V. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5928-
dc.descriptionNASCIMENTO, Jonas Vieira do. Interdisciplinaridade e intersexualidade em tirinhas on line: o complexo e comprometido ato de planejar uma aula crítica. 2023.28f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva socializar, por meio da descrição de uma proposta de plano de aula, a diversidade no que se refere ao estudo dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) ao se trabalhar a interdiscursividade e a intertextualidade presentes em duas tirinhas e um cartum que tratam sobre questões de gênero social por meio da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 1987; 2013; CHARAUDEAU, 2008), a fim de efetivar uma prática pedagógica de aula de leitura interativa no ensino médio da educação básica brasileira. A proposta de plano de aula de leitura tem como base teórica em Freire (1967; 1996), Solé(1998), Antunes (2003), hooks (2013) e Leurquin (2014), para uma concepção de ensino e aprendizagem reflexivo, crítico e libertador. A metodologia, de cunho qualitativo-descritivo, busca evidenciar os interdiscursos MAINGUENEAU, 1987; 2013; CHARAUDEAU, 2008), e intertextualidades (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008) presentes nas peças analisadas, mostrando como esses aportes teóricos podem contribuir em aulas de leitura na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvendo as competências de reflexão-crítica e discursiva dos educandos, permitindo que possam acessar as formações discursivas e ideológicas materializadas nos textos, sejam eles verbais e/ou imagéticos. A proposta de aula pretende ter como resultado um ensino e aprendizagem reflexivo, interativo e emancipatório, do qual contribua na formação de leitores críticos, assim formando cidadãos atuantes, justos, democráticos e engajados na luta contra injustiças sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInterdiscursividadept_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade e intersexualidade em tirinhas on line: o complexo e comprometido ato de planejar uma aula críticapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jonas Vieira do Nascimento.pdf2023-art_jonnascimento.pdf715,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.