Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5928
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Jonas Vieira do | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T18:51:37Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T18:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-23 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, J. V. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5928 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Jonas Vieira do. Interdisciplinaridade e intersexualidade em tirinhas on line: o complexo e comprometido ato de planejar uma aula crítica. 2023.28f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva socializar, por meio da descrição de uma proposta de plano de aula, a diversidade no que se refere ao estudo dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) ao se trabalhar a interdiscursividade e a intertextualidade presentes em duas tirinhas e um cartum que tratam sobre questões de gênero social por meio da Análise do Discurso (MAINGUENEAU, 1987; 2013; CHARAUDEAU, 2008), a fim de efetivar uma prática pedagógica de aula de leitura interativa no ensino médio da educação básica brasileira. A proposta de plano de aula de leitura tem como base teórica em Freire (1967; 1996), Solé(1998), Antunes (2003), hooks (2013) e Leurquin (2014), para uma concepção de ensino e aprendizagem reflexivo, crítico e libertador. A metodologia, de cunho qualitativo-descritivo, busca evidenciar os interdiscursos MAINGUENEAU, 1987; 2013; CHARAUDEAU, 2008), e intertextualidades (KOCH; BENTES; CAVALCANTE, 2008) presentes nas peças analisadas, mostrando como esses aportes teóricos podem contribuir em aulas de leitura na disciplina de Língua Portuguesa, desenvolvendo as competências de reflexão-crítica e discursiva dos educandos, permitindo que possam acessar as formações discursivas e ideológicas materializadas nos textos, sejam eles verbais e/ou imagéticos. A proposta de aula pretende ter como resultado um ensino e aprendizagem reflexivo, interativo e emancipatório, do qual contribua na formação de leitores críticos, assim formando cidadãos atuantes, justos, democráticos e engajados na luta contra injustiças sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Interdiscursividade | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Gêneros do discurso | pt_BR |
dc.title | Interdisciplinaridade e intersexualidade em tirinhas on line: o complexo e comprometido ato de planejar uma aula crítica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jonas Vieira do Nascimento.pdf | 2023-art_jonnascimento.pdf | 715,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.