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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5941
Título: | O PIBID no ensino remoto emergencial: das práticas adotadas às contribuições para a formação docente |
Autor(es): | Freitas, Maria Luziana Costa de |
Palavras-chave: | PIBID Ensino Remoto Emergencial Formação Docente |
Data do documento: | 1-Fev-2023 |
Citação: | FREITAS, M. L. C. (2023) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto as ações desenvolvidas no Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), período desafiador e de mudança repentina na educação, em que os professores tiveram que se reinventar e adaptar suas práticas, desenvolvendo o ensino de forma remota em virtude do distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. O PIBID, enquanto política pública, que visa o aperfeiçoamento docente, tem contribuído diretamente na promoção de experiências significativas no processo de formação dos discentes dos cursos de licenciaturas. Dito isso, este artigo objetiva analisar as contribuições do PIBID para a formação inicial docente, a partir das práticas adotadas pelos bolsistas do subprojeto de Letras - Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), frente ao contexto de ensino remoto emergencial, na edição 2020-2022. Para isso, adotou-se algumas noções teóricas sobre as contribuições do PIBID à formação (TARDIF, 2007; BRITO, 2012), sobre os desafios nas práticas adotadas no ERE e a utilização das tecnologias digitais (GARCIA et al., 2020; JOYE, 2020). Em termos metodológicos, a pesquisa se configura em caráter qualitativa, em que, após levantamentos bibliográficos, aplicou-se um questionário, por meio do formulário online, que se dividia nas seguintes seções: a avaliação pessoal das contribuições do PIBID à formação profissional; as práticas e ferramentas digitais adotadas no Programa e as dificuldades e desafios nas práticas educativas encontradas no PIBID no contexto de ERE. Nesse sentido, como resultado, constatou-se que o PIBID no Subprojeto Letras/UNILAB/Ceará, mesmo durante a pandemia com os diversos desafios, dentro das suas possibilidades, manteve a sua coerência, permitindo ao futuro professor articular seus conhecimentos nos campos práticos da educação, uma vez que as ações desenvolvidas possibilitaram a aquisição de novas e diferentes práticas, habilidades e competências digitais que contribuíram para a formação docente. |
Descrição: | FREITAS, Maria Luziana Costa de. O PIBID no ensino remoto emergencial: das práticas adotadas às contribuições para a formação docente. 2023. 29f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5941 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
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