Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5951
Título: Joanas, Inácias, Armindas: construção das personagens escravizadas em três obras, do contexto do século XIX
Autor(es): Correia, Bianca Oliveira
Palavras-chave: Machado do Assis
Maria Firmina dos Reis
Pedro Félix Machado
Violência
Escravidão
Data do documento: 4-Jul-2024
Citação: CORREIA, B. O. (2024)
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar de forma comparativa a figuração da mulher escravizada e a posição do narrador em obras de diferentes contextos do século XIX, explorando as semelhanças e divergências, principalmente no que tange às práticas de violências, como as práticas que impulsionam o sistema escravista. Para a construção do corpus do trabalho, foram realizadas diversas revisões bibliográficas acerca de Cenas de África, de Pedro Félix Machado, “Pai Contra Mãe”, de Machado de Assis e “A Escrava”, de Maria Firmina dos Reis, do contexto da escravização e das práticas de violência do período. Chegamos à conclusão de que foram identificadas várias analogias entre as três obras, especialmente no que se refere às representações de violência. Além disso, observou-se que a economia do sistema escravista foi um fator importante para a perspectiva da construção das personagens, uma vez que as práticas jurídicas da economia, antes e após a abolição, mantiveram as práticas de violência, mesmo à revelia da lei.
Descrição: CORREIA, Bianca Oliveira. Joanas, Inácias, Armindas: construção das personagens escravizadas em três obras, do contexto do século XIX. 2024. 22f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5951
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bianca Oliveira Correia.pdf2024_art_biancorreia.pdf236,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.