Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, James Anderson Vitor-
dc.date.accessioned2024-09-19T18:30:39Z-
dc.date.available2024-09-19T18:30:39Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationLIMA, J. A. V. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5953-
dc.descriptionLIMA, James Anderson Vitor. Uma proposta pedagógica crítica e inclusiva no ensino médio: o romance 'O Alegre Canto da Perdiz’, de Paulina Chiziane, e suas possíveis abordagens para o ensino da Literatura Africana. 2024, 20f. TCC - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica para o Ensino Médio, por meio da abordagem do ensino de literatura africana, tendo como foco a obra "O Alegre Canto da Perdiz" (CHIZIANE, 2008). A necessidade de ampliar o ensino de literatura busca promover uma abordagem que vá, além do paradigma eurocêntrico, explorando a literatura africana como uma forma de enriquecer o repertório cultural dos alunos, aí, incluindo o desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva entre os aprendentes. O artigo menciona a inclusão da literatura africana no currículo escolar, com destaque para a importância da Lei 10.639/2003, neste sentido, que obriga o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileira. Além disso, o documento mais recente que orienta e normatiza o ensino: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2019), a qual discute a necessidade de repensar a forma como a literatura é ensinada na escola, procurando tornar a leitura e a escrita atividades prazerosas para os alunos. A metodologia proposta envolve a leitura coletiva da obra, com posterior discussão em grupos; a contextualização histórica e social do enredo do romance, e a reflexão sobre temas como sexualização do corpo negro feminino, o branqueamento e identidade. Essa proposta pedagógica visa a promover uma educação mais inclusiva e diversificada, proporcionando, aos alunos do ensino médio, uma experiência crítica em relação à literatura africana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.subjectliteratura africanapt_BR
dc.subject“O Alegre Canto da Perdiz”pt_BR
dc.subjectPaulina Chizianept_BR
dc.titleUma proposta pedagógica crítica e inclusiva no ensino médio: o romance 'O Alegre Canto da Perdiz’, de Paulina Chiziane, e suas possíveis abordagens para o ensino da Literatura Africanapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
James Anderson Vitor Lima.pdf2024_art_jalima.pdf232,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.