Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/596
Título: "Ninguém tem o direito de interromper os meus sonhos" : uma leitura do ensaio "eu, mulher...por uma nova visão do mundo" ,de paulina Chiziane
Autor(es): Borges, Isalice da Páscoa Dias Gomes
Palavras-chave: Mulher
Data do documento: 26-Jul-2017
Citação: BORGES, I. P. D. G. (2017)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o ensaio da escritora Paulina Chiziane, “Eu, mulher... Por uma nova visão do mundo” (2013), com o intuito de destacar a sua trajetória a partir de seu discurso literário, e sua representação como sujeito intelectual. Para tanto, buscamos compreender o seu percurso autobiográfico, situando-a no contexto sócio-histórico e político de seu país (Moçambique). Deste modo, a nossa intenção foi dialogar com os ensaios de bellhooks (1995), Conceição Evaristo (2013) e com o pensamento de Edward Said (1993), entre outros, ressaltando o posicionamento da intelectual moçambicana perante a luta pela liberdade e a sua inquietação pela escrita. Em suma, entendemos que a voz e a escrita de Paulina Chiziane são referências para muitas mulheres moçambicanas e de outros países, por ser conhecida como uma escritora intelectual que rompeu as fronteiras nacionais, percorrendo os horizontes em busca de seus sonhos, tanto individuais, quanto coletivos.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/596
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isalice da Páscoa Dias Gomes Borges.pdf331,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.