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dc.contributor.authorFernandes, Nadilé José-
dc.date.accessioned2024-09-20T16:18:15Z-
dc.date.available2024-09-20T16:18:15Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationFERNANDES, N. J. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5972-
dc.descriptionFERNANDES, Nadilé José. O ativismo social nas músicas de intervenção rápida de Mano Azagaia. 2023. f27. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO gênero Rap é um estilo musical que se desenvolveu dentro de uma cultura que surgiu nos Estados Unidos na cidade de Nova York, especificamente no bairro de nome Bronx, na década de 1970, e que mais tarde se espalhou pelo mundo, através de uma cultura conhecida como Hip-Hop. Esse é o género que o músico moçambicano Mano Azagaia escolhe e faz como um dos instrumentos do seu ativismo social, voltado para a causa do povo moçambicano. Para o presente trabalho, segue-se como metodologia de estudo a bibliográfica, que facilite a explorar textos, livros, artigos científicos, vídeos e músicas já publicados em diferentes sites, revistas, jornais. Adotamos uma abordagem qualitativa, que possibilita uma análise subjetiva das idéias e do pensamento do rapper nas suas músicas. Dentro da obra do rapper moçambicano Mano Azagaia destacam-se as “músicas de intervenção rápida” ou MIR. Essas são músicas que se encontram fora dos seus álbuns e que sempre criticam o sistema político, em quesitos como corrupção e injustiças sociais. As MIR são principalmente vertidas contra o partido que está no poder em Moçambique. Desse modo, este trabalho busca analisar o ativismo social nas canções de intervenção rápida cujos títulos são: “A Emboscada”, “Povo no poder” e “Vendem o País”. E, dentre essas canções, o artigo foca mais na análise da música intitulada “Povo no Poder”, servindo como pilar e, por outro lado, como um veículo que vai oferecer a melhor compreensão do ativismo social e do próprio gênero das músicas de intervenção rápida. As outras duas músicas servirão como suportes, reforçando a multiplicidade de sentidos e funções das músicas de intervenção rápida.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHip-Hoppt_BR
dc.subjectAtivismo socialpt_BR
dc.subjectRap moçambicanopt_BR
dc.subjectMúsicas de Intervenção Rápidapt_BR
dc.titleO ativismo social nas músicas de intervenção rápida de Mano Azagaiapt_BR
dc.typeArticlept_BR
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