Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5982
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jean Patrick Andrade da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-20T19:00:25Z | - |
dc.date.available | 2024-09-20T19:00:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. P. A. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5982 | - |
dc.description | SILVA, Jean Patrick Andrade da. Letramento crítico a partir do gênero notícia na EJA. 2023. f24. TCC - Curso de Língua Inglesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil evidencia desafios e dificuldades no que tange ao processo de ensino e aprendizagem com relação a escrita e a leitura. Além disso, é necessário compreender e levar em consideração os aspectos sociais que fazem parte da vida dos discentes, fatores que ocasionaram a evasão do ensino regular. Neste sentido, faz-se necessário desenvolver atividades de letramento crítico com os discentes da EJA, a partir do contexto social em que estão inseridos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é analisar uma sequência didática utilizando o gênero textual notícia como estratégia para estimular o letramento crítico dos alunos da EJA da EEMTI Dr. Brunilo Jacó em Redenção. Como aporte teóricos este trabalho prioriza abordagens comprometidas com a educação como prática libertadora correlacionando-se as discussões com as orientações curriculares para a EJA e os conceitos e aplicações de letramentos. A metodologia desta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, tendo como base a pesquisa bibliográfica. Os instrumentos utilizados para a coleta de conteúdos foram as oficinas ministradas na turma do EJA, utilizando uma sequência didática especifica e estratégica, além da leitura de livros, artigos e legislações pertinentes a EJA. A partir da aplicação da sequência didática aplicada é possível constatar a necessidade do letramento crítico em turmas de EJA, com foco na formação de leitores críticos, utilizando como base os aspectos sociais que envolvem a vida social dos discentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gênero notícia | pt_BR |
dc.title | Letramento crítico a partir do gênero notícia na EJA | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Letras Língua inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Jean Patrick Andrade da Silva.pdf | 2023_art_jeansilva.pdf | 401,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.