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dc.contributor.authorSilva, Lúcio Cesar Oliveira-
dc.date.accessioned2017-10-11T14:06:19Z-
dc.date.available2017-10-11T14:06:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, L.C.O.(2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/598-
dc.description.abstractEste artigo tem o objetivo de analisar o tratamento dado à variação linguística pelo livro didático da coleção Português: Linguagens (CEREJA; MAGALHÃES, 2013), volume 2, e, pelos professores que o utilizam, a partir de suas concepções, coletadas por meio de questionários, no contexto de uma escola pública de Ensino Médio de Redenção- CE. Partimos do pressuposto de que tanto o livro didático, como os professores consultados, abordam a variação linguística de forma insuficiente, tratando-a apenas como questão de linguagem formal e informal, sem proporcionar a reflexão necessária acerca dos fenômenos em variação que ocorrem no português brasileiro. Para tanto, amparamos nossa pesquisa nas reflexões de Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004), Antunes (2003), dentre outros, discutindo as correlações entre o livro didático, o professor e o ensino. Os resultados indicam que tanto os professores, como o livro didático, apresentam informações superficiais e imprecisas quanto ao tratamento da variação linguística no Ensino Médio.pt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleSociolinguística, variação e ensino:pt_BR
dc.title.alternativecorrelações entre as concepções do professor e o livro didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua portuguesa

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