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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pascoal, Laila Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T15:27:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-30T15:27:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-14 | - |
dc.identifier.citation | PASCOAL, L. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6015 | - |
dc.description | PASCOAL, Laila Souza. Saberes escolares e os saberes quilombolas: reflexões sobre as experiências de docentes. 2024. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, realizada no Curso de Pedagogia – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, Campus dos Malês – Bahia, cujo objetivo foi investigar como os docentes têm articulado os conhecimentos tradicionais quilombolas e os conhecimentos escolares em uma instituição de Ensino Fundamental Anos Iniciais, da Comunidade Quilombola Alto do Cruzeiro, Distrito de Acupe – Santo Amaro/BA. O estudo, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas com 7 (sete) docentes, indagou acerca da a) percepção da importância da articulação dos saberes quilombolas e os saberes escolares; b) dos saberes locais que são trabalhados pela escola; c) das estratégias de ensino e d) da formação docente para atuação com essa modalidade de ensino. Observou-se que embora a instituição não seja reconhecida formalmente como quilombola, existe um esforço por parte dos docentes em realizar uma prática educativa condizente com as especificidades da comunidade. Os(as) docentes têm buscado trabalhar o respeito e o fortalecimento da identidade quilombola, a valorização dos costumes e as heranças culturais da comunidade. O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, entretanto, ainda não deu conta de expressar consistentemente esses aspectos. Destaca-se ainda o desapontamento dos(as) entrevistados(as) acerca da ausência de investimento em formação continuada dos profissionais da escola, a carência de material didático apropriado e a falta de investimento na infraestrutura da instituição. Dessa forma, espera-se que essa pesquisa contribua com o debate em torno da Educação Escolar Quilombola, e especificamente provoque reflexões sobre a importância de superar o distanciamento entre o discurso e as práticas nos espaços educativos inseridos em comunidades quilombolas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola Alto do Cruzeiro - Educação | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino fundamental - Formação | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas - Educação - Acupe (Santo Amaro, BA) | pt_BR |
dc.title | Saberes escolares e os saberes quilombolas: reflexões sobre as experiências de docentes | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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