Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6017
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBonfim, Paloma Mota-
dc.date.accessioned2024-10-31T13:11:46Z-
dc.date.available2024-10-31T13:11:46Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.citationBONFIM, P. M. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6017-
dc.descriptionBONFIM, Paloma Mota. Os impactos da pandemia na alfabetização: uma experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco do Conde. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de conclusão de curso intitulado “Os Impactos da Pandemia na Alfabetização: Uma Experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco Do Conde - Ba, tem como objetivo analisar os efeitos da pandemia sob o desenvolvimento escolar de estudantes nos anos iniciais, mais precisamente no 3º ano do Ensino Fundamental, na mesma sala de aula em que o estágio do Programa Residência Pedagógica foi realizado pela pesquisadora. Compõem as fontes da pesquisa as experiências e observações do estágio no Programa Residência Pedagógica, realizado em 2022 em uma turma de 3º ano de uma escola de São Francisco do Conde-Bahia. A metodologia de pesquisa bibliográfica foi baseada nos textos formativos do Programa, dados fornecidos por pesquisas do governo, como o SAEB e a Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19, assim como pesquisas referentes aos eixos de alfabetização, bem como do Programa Residência Pedagógica, sobre a pandemia e suas consequências, além de estudos encontrados no repositório de pesquisas da Unilab e, como parte integrante, temos as entrevistas semiestruturadas que vão se intercalando com os temas propostos no corpo do texto, feito com a professora regente de turma e diretora da escola onde foi realizada a parte prática do programa. Foi possível perceber com essa pesquisa que, tanto no período de isolamento social que teve como consequência as aulas remotas, quanto o pós-pandemia, toda a comunidade escolar teve que se mobilizar para que a educação ainda fosse possível em meio a tantas dificuldades encontradas, que vão desde as desigualdades sociais existentes entre os alunos, até os desafios enfrentados pela professora regente da turma pesquisada para que pudesse realizar seu trabalho durante o contexto da pandemia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023 - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica - Estudo de casospt_BR
dc.titleOs impactos da pandemia na alfabetização: uma experiência no Programa Residência Pedagógica em São Francisco do Condept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_mono_palomabonfim.pdf2024_mono_palomabonfim.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.