Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6023
Título: Integração e diferença: um estudo sobre as interações de estudantes africanos, brasileiros, timorenses e a comunidade de Acarape e Redenção-Ceará,Brasil
Autor(es): Té, Numna
Palavras-chave: Integração Intercultural
Estudantes Internacionais
Estudantes Nacionais/Internacionais
Diferenças e costumes
Data do documento: 27-Jul-2017
Citação: TÉ, N. (2017)
Resumo: Este trabalho refere-se a experiencias de integração dos estudantes africanos, timorenses e brasileiros (moradores e estudantes) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e nas comunidades de Acarape e Redenção. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo analisa as diretrizes institucionais que estabelecem a origem dessa integração. O segundo capítulo trata da diferença em suas variadas formas e inter-relações e como surge nos discursos dos estudantes como uma fronteira que separa, exclui ou mesmo marginaliza. E o terceiro capítulo é dedicado a analisar a integração conceitualmente, levando em considerando os daos obtidos no trabalho de campo. Assim, o objetivo principal deste TCC é analisar e identificar como os estudantes internacionais e os nacionais estão se integrando, a partir das experiências percebidas como de convivência com a diferença. Neste sentido, os métodos usados para alcançar os dados são as entrevistas e a relação estabelecida diariamente pelo pesquisador com os sujeitos da pesquisa buscando coletar as suas falas. Partindo da questão sobre a eficácia do projeto de integração da universidade, conclui-se que existem, do ponto de vista dos narradores, três modos de integrar na Unilab e nas comunidades de Redenção e Acarape: integração institucional, integração intelectual e integração intercultural ou sociocultural.
Descrição: TÉ, Numna. Integração e diferença: um estudo sobre as interações de estudantes africanos, brasileiros, timorenses e a comunidade de Acarape e Redenção-Ceará,Brasil. 2017. 99 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidaes e Letras-ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6023
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NUMNA TÉ TCC.pdf2017_mono_nté.pdf910,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.