Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/602
Title: Ensino bilíngue em Cabo Verde : desafios e praticas educativas
Authors: Rosa, Ailene Cristina Brito Soares
Keywords: Bilinguismo
Issue Date: 2017
Citation: ROSA, A. C. B. S. (2017)
Abstract: Este artigo almeja apresentar, analisar e discutir o ensino bilíngue em Cabo Verde, considerando, principalmente, suas dimensões linguísticas. Partimos da análise investigativa de uma escola do ensino fundamental da periferia da ilha de Santiago, cidade da Praia, que iniciou há algum tempo os seus estudos bilíngues, ou seja, crianças aprendem em português, que é a língua oficial do país, e em caboverdiano,2 que é a língua materna da maioria da população. A análise foi feita com base nos pressupostos teóricos de autores tais como Veiga (2002), Leiria (1999), Jovanovic (1992) e Moreira (2017), dentre outros. Com base na observação dessa escola, analisamos como as políticas linguísticas interferem no ensino da língua materna, como é feita a formação dos professores, e observamos se o ensino bilíngue é algo eficiente dentro da realidade caboverdiana, a qual possui um contexto multicultural e multilíngue, com a composição por nove ilhas habitadas, cada uma com sua cultura e, principalmente, cada uma com sua fala própria. O objetivo do trabalho é analisar se o modelo do ensino bilíngue é mais adequado para Cabo Verde, e quais são os prós e contras desse modelo A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, visitando e interagindo na escola. A pesquisa revela resultados positivos, apontando que alunos que aprendem num regime bilíngue dominam melhor sua língua materna e sua língua oficial ou segunda língua, o que proporciona uma melhoria no aprendizado do português e o domínio da língua materna tanto na fala como na escrita.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/602
Appears in Collections:Artigo - Letras Língua portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_acbsrosa.pdf2017_art_acbsrosa.pdf302,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.