Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/604
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCardoso, Lauro José de Assunção Rosa-
dc.date.accessioned2017-10-11T17:52:09Z-
dc.date.available2017-10-11T17:52:09Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.citationCARDOSO, L. J. A. R. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/604-
dc.descriptionCARDOSO, Lauro José de Assunção Rosa. Multileituras imagéticas: Orfeu Negro (1959) - uma narrativa intertextual. 2017. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.pt_BR
dc.description.abstractProcura-se, neste trabalho, fazer uma reflexão crítica sobre as representações identitárias e imagéticas do negro no cinema, a partir do filme Orfeu Negro de Marcel Camus (1959), baseado na peça Orfeu da Conceição de Vinicius de Moraes (1954) e no mito de Orfeu e Eurídice. Propõe-se também, uma análise das relações intertextuais entre duas narrativas, tanto a literária como a fílmica. Essa busca é pautada pela compreensão sobre a capacidade que a imagem, especialmente a imagem fílmica que se encontra em Orfeu Negro, tem enquanto criadora de imaginários e inventora de realidades e verdades estereotipadas sobre os negros e negras do Brasil. Nessa perspectiva, elenca-se nesse trabalho, uma tentativa de desconstrução de ideias permanentes que colocam as representações imagéticas do negro como um condenado à subalternidade e ao exotismo, tal como, perspectiva-se uma demanda pela valorização do cinema enquanto uma narrativa válida, em igualdade com a literatura, que também serve para um entendimento mais profundo sobre a sociedade ou determinado grupo social. Trata-se, por isso, de um exercício que solicita uma sistematização de conceitos e ideias, com o intuito de visibilizar críticas sobre certos posicionamentos estanques e hegemônicos. Para isso, a análise proposta baseia-se nas discussões e conceitos estudados por Calvino (1990), Martin (2011), Stam (2006), Bhabha (1998) e outros autores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectOrfeu Negropt_BR
dc.titleMultileituras imagéticas: Orfeu Negro (1959) - uma narrativa intertextualpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_lcardoso.pdf973,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.