Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6066
Título: | Núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integração: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE |
Autor(es): | Madeira, Annie Rosa Ribeiro |
Palavras-chave: | Currículo Educação Libertadora Cultura NTPPS |
Data do documento: | 22-Mar-2019 |
Citação: | MADEIRA, A. R. R. (2019) |
Resumo: | As reflexões aqui marcadas surgem a partir das experiências vividas nos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Sociologia, realizados em escolas de ensino médio de tempo integral em municípios do Maciço do Baturité, cujos projetos pedagógicos contemplam o currículo integrado. O artigo tem como objetivo analisar a efetivação da componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo da escola a partir das percepções dos professores. O embasamento teórico retoma a discussão sobre o entendimento do conceito de currículo através de autores como Silva (2010); Macedo (2007); e, Moreira (2012), na compreensão do currículo como construção histórica e na perspectiva da defesa do modelo da educação pautada nos preceitos democráticos. A pesquisa de caráter qualitativo teve como instrumento de coleta de dados questionários, aplicados aos professores da escola. Os resultados apontam que, um currículo pautado na democracia e liberdade não só emancipa a pessoa, mas também, traz as melhores formas para aprendizagem. O NTPPS na sua atuação com as novas práticas escolares, de formação integral, tem essa intencionalidade. De certa forma, as disputas políticas marcadas neste campo, muitas das vezes condicionam a aplicação de um currículo construído de forma centralizada, mas que possibilita considerações/transformações a partir da instituição escolar. |
Descrição: | MADEIRA, Annie Rosa Ribeiro. Núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integração: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6066 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Annie Rosa Ribeiro Madeira.pdf | 2019_art_anniemadeira.pdf | 141,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.